Quebra antecipa fim do teste de Xandinho Negrão

Promissor, o teste de Xandinho Negrão (Medley) na Fórmula A1 GP nesta quinta-feira em Silverstone terminou antes do programado. Pouco depois de colocar o melhor jogo de pneus – usado, mas com apenas seis voltas -, a suspensão traseira do Lola-Zytek do time brasileiro dirigida por Emerson Fittipaldi quebrou. Lentamente, Xandinho levou o carro de volta para os boxes.

“Foi uma pena, porque eu estava chegando perto do tempo de referência de 1min11s7 estabelecido pelo pessoal que andou na véspera no mesmo horário e em condições idênticas. Eu havia acabado de completar a segunda volta em 1min11s9 quando o carro arriou. Mas o importante foi que a equipe gostou do meu trabalho. Agora, vamos esperar a avaliação que eles fizeram de todos os pilotos que treinaram nestes dois dias”, afirmou.

As 48 voltas que Xandinho completou foram suficientes para uma análise positiva da categoria. “Gostei bastante do carro. Ele não é tão veloz nas curvas rápidas, mas nas de baixa talvez seja até melhor que o da Fórmula GP2 que venho dirigindo neste ano”, comparou. “Tenho interesse em correr na A1. Se as negociações evoluírem nesse sentido, pode mesmo ser uma alternativa interessante.”

Xandinho despede-se do campeonato de 2006 na próxima semana na Itália, onde o título será decidido na rodada dupla de Monza entre o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado Nelsinho Piquet. No final da temporada, no entanto, poderá disputar um torneio que os dirigentes da Fórmula GP2 pretendem organizar no Oriente Médio e Ásia. A preocupação de Xandinho é que o calendário da A1, que será aberto dia 1º de outubro em Zandvoort (Holanda), não coincida com o da Fórmula GP2.