Será aberto neste domingo, 1º de outubro, no circuito de Zandvoort, na Holanda, a segunda temporada do campeonato A1 GP, única competição de automobilismo em que pilotos defendem as cores de um país e não de uma escuderia. Outra característica é que carros, motores e pneus são absolutamente iguais, permitindo a real disputa de habilidade e coragem do piloto, sem a influência de vantagens técnicas. A equipe brasileira, comandada por Emerson Fittipaldi, é formada por Tuka Rocha, que disputa as três primeiras etapas do Campeonato (Holanda, República Tcheca e China), e por Ruben Carrapatoso, Alexandre “Xandi” Negrão e Raphael Matos.
– Tuka Rocha está familiarizado com carro e com equipe, e muito confiante. Ele demonstrou velocidade e consistência em sua participação na F3000, e teve ótima performance nos treinos de agosto em Silverstone – disse Emerson Fittipaldi.
A temporada 2006 / 2007, que se estenderá até abril, terá 18 Grande Prêmios, sendo que um deles poderá ser no Brasil, em março. O local ainda não está definido. Além do Brasil e da França, campeã da primeira temporada, participam da A1 GP Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Suíça, Irlanda, República Checa, México, África do Sul, Estados Unidos, China, Alemanha, Canadá, Índia, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Paquistão, Líbano e Singapura. Todos os carros terão impresso o número 46664, simbolizando o apoio da A1 GP à luta da Fundação Nelson Mandela contra a AIDS na África. Este é o número de Mandela quando ficou preso em Robben Island.
O campeonato entra em 2006 com novidades no formato. No domingo serão duas provas: o Sprint Race, com 20 minutos, proporcionando momentos ainda mais emocionantes, com pontuação para os seis pilotos mais bem colocados. Em seguida haverá a prova principal, com 70 minutos.
Dentro do espírito de estímulo à competitividade dos pilotos que é a marca do A1 GP, este ano foi criada uma oportunidade especial para pilotos jovens, os Rookie Drivers, com menos de 25 anos, novos na série ou que tenham participado de menos de três provas. Eles participarão de um treino especial na sexta-feira que precede cada GP, permitindo a cada país desenvolver novos talentos para as suas equipes. Rubens Carrapatoso participa pelo Brasil na Holanda.
As atividades de cada GP começarão na 6a feira com as Rookie Sessions. Em seguida entram na pista os pilotos principais de cada equipe, para treinos livres. O treino classificatório será no sábado.
“Na primeira temporada estabelecemos o conceito da A1 GP. Na temporada 2006/2007, apostamos no crescimento, com um número maior de equipes, pilotos talentosos e um formato de competição desenhado para aproximar ainda mais os torcedores”, disse David Clare, A1GP Chief Operating Officer.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.