Conheça o formato de disputa da categoria

Por Rodrigo Steigmann

No mês de outubro terá início a temporada 2008/09 da A1GP, a quarta na existência desta categoria, e o F1Mania.net traz às vésperas da primeira etapa algumas matérias exclusivas, para informar o internauta sobre tudo o que irá acontecer neste certame nos próximos oito meses.

A primeira pergunta que se faz é “por que ela começa em outubro?”. Pois bem, a A1GP aparentemente não tem pretensões de competir com Fórmula 1 ou GP2, e inclusive foi criada visando ocupar esta janela de “férias” automobilísticas, gerando uma visibilidade maior, já que é uma das poucas que correm nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por exemplo.

O calendário da temporada tem 10 etapas, começando dia 05 de outubro, em Zandvoort (Holanda), passando por China, Malásia, Nova Zelândia, Indonésia, África do Sul, México e Portugal, até chegar ao seu encerramento na Grã-Bretanha.

Entitulada a “Copa do Mundo do Automobilismo”, a A1GP traz equipes representando países, cada qual com um piloto de sua nação. Apenas um carro por país é colocado na pista, e o grid é então formado por atuais 24 carros: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, India, Indonésia, Irlanda, Itália, Líbano, Malásia, México, Mônaco, Nova Zelândia, Paquistão, Portugal, República Tcheca e Suíça.

E por falar em carros, vale à pena dar destaque à eles. Até a última temporada, eram usados os Lola-Zytek, provindos da antiga F-3000, mas desta vez a categoria deu um grande salto ao firmar um acordo com a Ferrari, que fornecerá chassis e motores, o conjunto completo, para todos os times. O carro é baseado naquele que pode ser considerado um dos maiores de todos os tempos, o F2004, que nas mãos de Michael Schumacher chegou ao título daquele ano na Fórmula 1.

Apresentado o material humano e tecnológico da A1GP, vamos ao formato da categoria. Diferente da Fórmula 1, e mais parecido com a GP2 e F-Superliga, a A1GP disputa duas corridas por final de semana: Sprint Race durante a manhã de domingo, de curta duração (24 minutos) e largada lançada, e a Feature Race, ou corrida principal, durante a tarde e com longa duração (69 minutos), com largada parada e valendo mais pontos. A volta mais rápida de cada corrida também é premiada com um pontinho bônus.

O sistema de Classificação é bastante compacto e intenso. Disputado no sábado, são duas sessões de 10 minutos, onde o piloto somará a melhor volta em cada uma delas. Primeiro, faz-se o processo para definir o grid da Sprint Race, e depois, mas duas sessões são realizadas, no mesmo formato, para apontar as posições de largada da Feature Race.

Nas sextas-feiras são feitos os Treinos Livres, e o maior destaque vai para a primeira sessão, a “Rookie Session”, ou o Treino dos Novatos. Apenas pilotos de categorias menores, e com limite de corridas disputadas dentro da própria A1GP podem participar deste, incentivando o lançamento de jovens talentos.

Fique ligado no F1Mania.net, pois durante as próximas semanas lançaremos mais especiais sobre a categoria e seus detalhes, como inovações no regulamento, o novo carro da categoria, além de análises sobre as equipes participantes e o calendário que vem cheio de novidades!