Mudanças no regulamento e mais emoção nas corridas

Por Rodrigo Steigmann

Aproximando-se do mês de outubro, quando inicia-se a temporada da A1GP, os organizadores da categoria já divulgam diversas mudanças, em busca de mais emoção nas corridas e equilíbrio entre os times.

A primeira delas é com relação a parada para troca de pneus, que antes só existia na corrida mais longa (Feature Race). Agora, o trabalho dos mecânicos será mais valorizado: as equipes terão de cumprir dois pit-stops obrigatórios na corrida principal, e mais um durante a Sprint Race, a corrida de curta duração, em busca de aumentar também a ação em pista.

A Sprint Race, aliás, terá mais mudanças nesta temporada 2008/09. Sua duração que era de apenas 19 minutos, ganha mais cinco e vai até os 24 minutos, mais o complemento da volta. A Feature Race permanece com 69 minutos, e o encerramento até a bandeira quadriculada.

Nos Treinos Livres talvez esteja a maior sacada da A1GP. Há um treino de novatos nas sextas-feiras, onde não há limite de idade, porém é imposta uma restrição, indicando que estes participantes não possam ter participado de cinco grandes categorias de monopostos no mundo: Fórmula 1, GP2 Series, ChampCar (hoje extinta), IRL IndyCar e F-Nippon.

A Classificação porém foi encurtada. O que eram quatro sessões de 15 minutos, passam a apenas dez minutos. A somatória da melhor volta na primeira e segunda sessões determina a posição de largada para a Sprint Race, e nas sessões três e quatro para a Feature Race.

Fechando este pacote de atualizações no formato de corrida está a pontuação. Na Sprint Race serão distribuídos pontos para os oito primeiros: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1. A Feature Race permanence a mesma, com os 10 primeiros sendo pontuados: 15, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

O apagar das luzes inicial da temporada 2008/09 será no dia 05 de outubro, no circuito holandês de Zandvoort.