Categoria: A1 GP
|
24 de setembro de 2008 03:51

Carro da temporada será baseado na Ferrari F2004

Por Rodrigo Steigmann

O maior destaque de todos estes meses de pré-temporada da A1GP foi, sem sombra de dúvidas, a mudança de carro. O charmoso conjunto Lola-Zytek finalmente foi aposentado, para a chegada de um nome que dispensa apresentações, a Ferrari.

Este é um ganho incalculável, não apenas para a A1GP mas também para a escuderia de Maranello. Uma categoria que terá na pista 24 monopostos da Ferrari é inédito, e contar com o apoio da marca é fundamental para o salto de qualidade na categoria. Já pelos lados da Ferrari, as grandes vantagens são de explorar países onde a Fórmula 1 não rouba a cena, além de utilizar um laboratório tecnológico, com tantos carros na pista desenvolvendo quilometragem para os estudos e evolução automobilística.

O bólido é baseado em nada menos que na F2004, a Ferrari que no ano de sua inscrição ajudou Michael Schumacher a conquistar seu sétimo e último título na Fórmula 1. As adaptações são, em sua essência, para que a aerodinâmica permita muito mais ultrapassagens do que no modelo original, já que todas as equipes terão o mesmo equipamento.

O motor será um V8 da Ferrari, com mais de 600 cavalos de potência. O que mais impressiona neste dado é saber também que não haverá nenhuma ajuda eletrônica ao piloto, que deverá tocar toda esta potência com a pilotagem em seu mais puro sentido. Como bem disse Emerson Fittipaldi, chefe da equipe Brasil na A1GP, “este será o carro mais difícil de se pilotar no mundo.”

Estima-se que os tempos em pista com este “Powered by Ferrari” sejam mais de dois segundos mais rápidos que os antigos Lola-Zytek, tornando então a A1GP um certame ainda mais veloz quando comparado com outros monopostos.

Uma curiosidade que diferencia o modelo anterior está nos pneus. Em 2004, a Ferrari utilizava compostos da Bridgestone, porém na A1GP a marca utilizada será a Michelin, antiga rival da primeira. Os pneus serão tipo slick, sem ranhuras, em mais uma parceria de desenvolvimento padrão.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.