Organização decide alterar sistema de pontuação

A A1 GP confirmou uma mudança em seu regulamento esportivo para dar a todas as equipes a mesma chance no campeonato quando partirem para a rodada de abertura da quarta temporada, no circuito holandês de Zandvoort, neste fim de semana.

Como confirmado na sexta-feira, todas as equipes que competirem na Holanda pontuarão pela temporada 2008/09. No entanto, uma mudança no regulamento esportivo fará com que as equipes contem apenas seus nove melhores resultados. A tabela final de classificação será calculada com o descarte do seu pior resultado, que será os pontos das corridas Sprint e Feature de um evento.

Os testes marcados para Snetterton desta semana serão agora realizados nos dias 2 e 3 de outubro, ao invés de 1 e 2 de outubro como anteriormente. Isto permitirá que o máximo de equipes se preparem antes do treino livre, classificatório e as corridas do final desta semana.

Para Zandvoort apenas, o primeiro treino livre será extendido para 1h50, começando às 09h00 do sábado (4 de outubro), horário local. Este será seguido pela segunda sessão entre 11h00 e 12h00, antes do treino classificatório começar às 15h45.

“As equipes tem trabalhado extremamente duro em preparação para as corridas deste fim de semana. Alterando as datas de Snetterton para o mais tarde possível, esperamos assegurar o máximo número de carros possíveis na corrida deste fim de semana.”, disse o CEO da A1 GP, Pete da Silva. “É uma triste que, apesar disto, algumas equipes ainda não poderão correr. Para assegurar que o campeonato continue competitivo, no entanto, nós tomamos a decisão de implementar mudanças no sistema de pontuação, então estas equipes não ficarão em tanta desvantagem.”