Brasil sofre para conseguir entrar na pista

Boas doses de ousadia e domínio do carro – que não tem controle de tração – levaram a Malásia à liderança da A1 GP após a etapa de abertura da temporada 2008/2009, sob chuva, em Zandvoort, Holanda. Na Sprint Race, Fairuz Fauzy largou na quarta posição e ganhou a liderança com uma bela ultrapassagem sobre o estreante neozelandês Earl Bamber, que por sua vez vencera um emocionante duelo pela ponta contra o pole position, Jeroen Bleekemolen, da Holanda. O pódio foi completado por Loic Duval, da França.

Na Feature Race, a França, campeã da primeira temporada da A1 GP (2005/2206), usou a estratégia e a velocidade na troca de pneus para dar a Loic Duval a liderança após o primeiro pit stop. O piloto fez a sua parte e levou seu A1 GP ‘Powered by Ferrari’ até a vitória, mesmo sob condições dificílimas e sofrendo assédio do carro da Malásia, segundo colocado. A Nova Zelândia completou o pódio.

O Team Brasil, que recebeu o carro desmontado apenas 24 horas antes da primeira corrida e sequer participou do treino de classificação, fez um trabalho heróico para botar o carro em um warm up extra hoje pela manhã e largou na Sprint Race do fim do pelotão. O jovem estreante Felipe Guimarães (17 anos completados em 22 de março) lutava para ganhar posições quando seu carro aquaplanou na décima das 14 voltas previstas, batendo de lado e danificando as suspensões. O time voltou a trabalhar avidamente para botar o carro no grid da Feature Race mas não foi possível. Apenas no fim da prova Felipe pôde dar algumas voltas, apenas em respeito ao público e para conhecer um pouco melhor o carro.

Emerson Fittipaldi, sócio e diretor técnico do Team Brasil: “O time fez um milagre botando o carro na pista. Sem conhecer o carro e em condições dificílimas em virtude da chuva, o Felipe estava tentando levar o carro até o fim da primeira corrida, mas aquaplanou uma volta antes da corrida ser interrompida com bandeira vermelha. Ele é um diamante bruto e é nosso trabalho lapidá-lo ao longo da temporada. Com o talento do nosso piloto e o nível de comprometimento que o time vem mostrando, temos o direito de esperar um resultado de pontos na próxima corrida, na China.”