Por Eduardo Azeredo
Robert Doornbos venceu a primeira prova internacional de monopostos realizada no novo autódromo português de Portimão. A vitória na Sprint Race veio um pouco mais cedo pois a prova foi encerrada com bandeira vermelha por causa de um acidente envolvendo Brasil e África do Sul.
Ainda na primeira volta o holandês fez a manobra decisiva para ultrapassar o pole Vitantonio Liuzzi e assim se sustentou até o final da prova. Mas já no começo da prova houve um acidente – Daniel Morad, do Líbano, acertou a roda traseira do alemão André Lotterer e ambos abandonam a prova. A batida também forçou a aparição do Safety Car.
Na quinta volta começaram os pit-stops e Felipe Guimarães se envolveu em um pequeno incidente: na saída de sua parada ele acertou a roda segurada por um mecânico do time chinês. Felizmente ninguém saiu ferido.
Os pit-stops também alteraram a ordem na frente com o carro italiano sendo superado por Irlanda e Portugal ao final da janela. Neel Jani, que vinha fazendo uma grande prova de recuperação vindo do fundo do grid, viu suas chances de pontos ruírem por conta de uma punição por ter feito seu pit-stop fora da janela.
Doornbos já vinha andando muito forte e ampliando sua liderança quando na volta 13 os carros de Brasil e África do Sul se envolveram em uma batida na curva 1. Tal batida forçou a prova a ser encerrada prematuramente com Doornbos garantindo a vitória para a Holanda.
Felipe Guimarães disse, em seguida, que o acidente foi causado por uma falha nos freios de seu carro.
Confira os primeiros colocados:
1) Robert Doornbos (HOL)
2) Adam Carroll (IRL)
3) Filipe Albuquerque (POR)
4) Vitantonio Liuzzi (ITA)
5) Clivio Piccione (MON)
6) Narain Karthikeyan (IND)
7) Felipe Guimarães (BRA)
8) Fairuz Fauzy (MAL)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.