Etapa do México é cancelada por causa de surto da gripe suína

A epidemia de gripe suína, que vem causando preocupação no mundo todo, agora traz consequências para o esporte.

A etapa mexicana da A1 GP, marcada para 22 a 24 de Maio foi cancelada tendo em vista a recomendação da embaixada do Reino Unido de se evitar viagens que não sejam essenciais para o México, país onde onde a gripe suína teria se originado e matado centenas de pessoas.

O diretor da categoria, Tony Teixeira lamentou os incidentes e explicou a necessidade do cancelamento da prova.

“Quando surgiram as notícias dos problemas de saúde na semana passada nos asseguramos de mantermos sempre informados. Logo ficou óbvio que este não era um risco sanitário isolado, e quando o Consulado britânico divulgou sua recomendação e a Organização Mundial da Saúde elevou o nível do alerta pandêmico da influenza foi quando tivemos que tomar nossa decisão.”

“Devemos ter a segurança de todos os membros da comunidade da A1 GP bem como a de milhares de fãs leais na Cidade do México como nossa primeira preocupação.”

Também pesou na decisão o fato de os carros serem mandados diretamente da Inglaterra, após a etapa de Brands Hatch, imediatamente para o México.

“Se tivessemos mandado os carros e não pudéssemos mandar os times para trabalhem neles seria um desperdício de tempo e dinheiro,” salientou Teixeira, que apesar dos problemas está otimista para a próxima temporada.

“No entanto, esse cancelamento não traz impacto para o futuro da categoria e assim que Brands Hatch acabar estaremos concentrados na quinta temporada, para a qual já temos planos bastante avançados.”

Com o cancelamento daquela que seria a última etapa, a decisão da temporada acabou sendo adiantada para a próxima etapa em Brands Hatch, que acontecerá neste fim de semana. Suíça, Irlanda e Portugal vão para a Inglaterra com chances de conquistar o título.