Mesmo com um sábado (6) um pouco complicado no autódromo internacional do Algarve, em Portimão (Por), as duplas do BMW Team Brasil garantiram um top-10 na Corrida Classificatória da quinta rodada dupla do Blancpain Sprint Series. Depois de largar em sétimo, a bordo do BMW Z4 #0, Cacá Bueno/Sérgio Jimenez terminou a primeira corrida do fim de semana na nona posição. Já a outra dupla, formada por Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf, no carro #30, concluiu a prova no décimo lugar. A vitória ficou com Hari Proczyk/Jeroen Bleekemolen. Neste domingo às 10h45 (horário de Brasília) acontece a Corrida Principal, válida pela quinta etapa. O canal SporTV3 transmite ao vivo. Já a Rede TV! exibirá a disputa às 14h30.
O elenco brasileiro, patrocinado pelo Banco do Brasil, sentiu algumas dificuldades neste sábado no circuito do Algarve. As características dos 4,692 km do traçado português, com muitas subidas e descidas, não se mostrou favorável ao modelo BMW Z4, e isso se confirmou, desde a classificação, quando Cacá Bueno/Sérgio Jimenez garantiu o sétimo lugar no grid, e Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf apenas a 13ª posição. Mesmo com os resultados pouco favoráveis, o time verde e amarelo mantém a confiança para conquistar pontos na tabela de classificação.
Na corrida, os brasileiros bem que tentaram avançar, mas sem o rendimento do motor necessário, eles apenas conseguiram brigar pelas posições intermediárias e ficaram a algumas posições da zona de pontos. A primeira prova do fim de semana em Portugal definiu o grid para a Corrida Principal. Desta forma, o BMW Z4 #0 vai largar da nona posição, enquanto que o carro #30 sairá do décimo posto.
Sérgio Jimenez, do BMW Z4 #0, disse que um incidente na largada comprometeu o ritmo do carro. E comentou o que espera para a corrida deste domingo. “Nossa corrida foi prejudicada pela largada. Na segunda curva, um carro quase rodou na minha frente, tive que frear, tomei um toque e cai pra trás. Na relargada (quando o safety car saiu), um carro na minha frente teve problemas e ficamos muito longe do pelotão. Recuperamos bem durante a corrida, mas não o suficiente. Devido às circunstâncias, foi uma boa corrida. Nosso carro é limitado nessa pista, que é um circuito de baixa. Pra amanhã, vamos tentar passar da largada, sair bem, fazer um bom pit stop e contar com a falta de sorte dos demais”, observou o paulista, que guiou na primeira parte da prova. Ele e Cacá estão em quinto na tabela de pontos e, nesta temporada, já conquistaram quatro pódios.
No outro equipamento da equipe, o gaúcho Matheus Stumpf também comentou sobre a dificuldade que o modelo BMW Z4 tem tido no circuito do Algarve. “O carro está bem equilibrado. É uma pena mesmo que o BMW seja um carro mais lento que os concorrentes neste tipo de traçado. Certamente se o carro tivesse o mesmo nível dos outros modelos, teríamos boas chances. Claro que está difícil, mas não desistimos de buscar o pódio amanhã”, disse o piloto que fez a segunda parte da corrida na condução do BMW Z4#30.
Resultado Corrida Classificatória e Grid para Corrida Principal: (top-6)
1 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 32 voltas
2 Maximilian Gotz/ Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 0.819
3 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 4.061
4 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 10.658
5 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 12.626
6 Roman Rusinov/Tomas Eng (G Drive Racing Lamborghini FLII) a 16.422
9 Caca Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 29.904
10 Matheus Stumpf/ Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 30.419