Com duas sessões de treinos livres, pilotos e equipes do Blancpain Sprint Series iniciaram nesta sexta-feira (dia 5) os preparativos para a terceira etapa da temporada no circuito de Zolder, na Bélgica. No BMW Team Brasil, as duplas Cacá Bueno e Sérgio Jimenez (BMW Z4 #0) e Valdeno Brito e Átila Abreu (BMW Z4 #77) consideraram o dia positivo, principalmente por não terem colocado pneus novos.
Bueno e Jimenez terminaram em décimo no primeiro treino e ficaram em 13º na segunda sessão, virando a volta mais veloz em 1min32s437. Brito e Abreu foram 13º pela manhã e encerraram o dia em 11º (1min32s350 na melhor volta). A melhor marca do dia ficou com a dupla Marco Seefried e Norbert Siedler, com uma Ferrari 458 Italia, com o tempo de 1min30s920.
Neste sábado (6), os pilotos voltam para a pista para a definição do grid e a disputa da Corrida Classificatória, a partir das 9h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A prova vai definir o grid de largada da Corrida Principal no domingo (7).
Valdeno, que ao lado de Átila já conquistou dois pódios e está em quarto lugar na temporada, andou pela primeira vez no traçado de 4,004 km de Zolder e considerou a pista desafiadora. “Tem frenagens muito fortes e muitas zebras que não permitem erros”, ressaltou. “Acho que eu e o Átila, por não conhecermos a pista, até que nos adaptamos bem. Além disso, a posição na tabela não reflete a realidade, porque não colocamos pneus novos e alguns carros, que estão a nossa frente, colocaram”, explicou.
O objetivo na corrida deste sábado é correr atrás de mais um pódio. “Vamos tentar largar entre os seis primeiros e buscar mais um pódio”, completou o paraibano que foi segundo colocado nas duas corridas em Brands Hatch, na Inglaterra, no mês passado.
A dupla está tão afinada, que o discurso de Abreu foi bastante parecido com o do companheiro. “Apesar das posições que ficamos nos treinos, eu acho que a nossa situação é um pouco melhor, porque alguns carros passaram pneu zero e a gente não. E, mesmo assim, consideramos que o carro está competitivo. Estamos animados para amanhã e a meta é largar entre os cinco primeiros para fazer uma boa corrida e novamente brigar pelo pódio. Pegamos rápido a mão do traçado e logo no começo já estávamos virando no mesmo ritmo dos outros carros”, contou Abreu, que também gostou bastante do circuito.
“É uma pista bem legal, um pouco diferente do que estou acostumado. Ela exige que você utilize bastante as zebras, para poder ser rápido, mas ao mesmo tempo, se você passar um pouquinho, pode perder tração, desequilibrar o carro e, ao invés de ganhar tempo, você acaba perdendo, então é um pouco manhosa, mas foi rápida a nossa adaptação”, concluiu.
No BMW Z4 #0, Jimenez contou que um problema no amortecedor fez com que ele e Cacá perdessem praticamente toda a sessão da manhã. “Mesmo assim, conseguimos uma saída rápida”, lembrou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo. “No segundo treino, fizemos um trabalho para melhorar o carro. Não colocamos pneus novos, mas esperamos conseguir um bom lugar no grid amanhã e fazer uma boa prova”, finalizou o piloto que está em sétimo lugar na temporada.