Foto: Tony Hermann
Excelente resultado para o BMW Team Brasil neste sábado (dia 3) na Corrida Classificatória, realizada em Misano, na Itália. Átila Abreu e Valdeno Brito largaram em décimo e terminaram na quarta colocação com o BMW Z4 #77. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez partiram de 11º e cruzaram a linha de chegada em sexto com o BMW Z4 #0. Neste domingo (4), na Corrida Principal, estas serão as posições de largada das duplas brasileiras. A prova começará às 9 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.
A vitória na prova deste sábado ficou com a dupla Marco Seefried e Norbert Siedler, da equipe Rinaldi Racing (Ferrari 458 Italia), que parte novamente da pole position amanhã. A corrida foi marcada por um forte acidente, envolvendo o líder Laurens Vanthoor e Jules Szymkowiak antes dos 15 minutos iniciais da disputa, provocando a entrada do Safety Car. Vanthoor saiu do carro mancando e é dúvida para a corrida deste domingo.
No BMW Team Brasil, os resultados foram bastante comemorados. Na sexta-feira (2), a equipe só treinou com pista molhada e foi “no escuro” para a tomada de tempos nesta manhã, com pista seca. Diante das condições, o décimo e o 11º lugar no grid foram considerados bons e o carro mostrou bom ritmo.
Na largada, ambos os carros da equipe brasileira ganharam posições e Jimenez chegou a pular na frente de Brito, ficando em sétimo, com o companheiro em oitavo. O piloto paulista foi um dos primeiros a parar no pit stop e entregar o carro para Cacá Bueno. O carioca, no entanto, foi atrapalhado por um dos Audi na saída do pit e perdeu posições. Já Valdeno parou mais à frente na janela e se manteve rápido na pista. A equipe também fez um ótimo trabalho no pit e Abreu voltou mais à frente na disputa. No final, Abreu e Brito completaram em quarto e Jimenez e Bueno, em sexto, ambos os carros marcando pontos no campeonato.
Com a vitória de Seefried e Siedler, eles passaram Abreu e Brito na classificação e a dupla brasileira, que já tem quatro pódios na temporada, está agora em quarto lugar. Bueno e Jimenez subiram para nono.
“Foi bom largar em décimo e chegar em quarto, porque assim nos posicionamos bem para a corrida de amanhã. Acho que mais uma vez foi um resultado que sabíamos que era possível, mas muito difícil dadas todas as condições: pista nova, corrida à noite, onde você tem que ter muito cuidado na largada, nas primeiras voltas, tem de dar tudo certo no pit stop. Então, realmente, foi muito bom e amanhã vamos tentar fazer mais um bom trabalho, buscar mais um pódio e se manter vivo na disputa do campeonato”, declarou o paraibano Valdeno Brito ao final da disputa.
O companheiro Átila Abreu também deixou a pista satisfeito e comentou principalmente sobre a bela briga para segurar o Audi de Stephane Ortelli nas voltas finais. “Quase que deu para ‘beliscar’ um pódio. O carro se comportou muito bem, de equilíbrio era muito bom e, se tivéssemos um motor melhor, estaríamos na frente e brigando pelo pódio, mas acho que a corrida se resumiu nos pontos em que o Safety Car nos beneficiou e na parada, onde fomos muito rápidos, o segundo melhor pit stop e isso nos fez ganhar posições”, destacou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.
“Eu voltei atrás de uma das Lamborghini e, em uma volta, consegui ultrapassa-la e depois fui muito pressionado pelo Ortelli. Tive de segurar e foi um aprendizado bem legal, porque disputar posição à noite eu nunca tinha feito, com um carro rápido atrás, o farol engana muito, mas foi uma briga bem legal e consegui manter o quarto lugar. E o importante é que a gente larga em quarto amanhã e ainda estamos na briga pelo campeonato. A Corrida Principal vale mais pontos e será durante o dia. Se tivermos o mesmo equilíbrio no carro, já dá pra sonhar com o pódio. É difícil, mas vamos trabalhar para que seja um grande dia e a gente possa comemorar”, completou Abreu.
Para a dupla do BMW Z4 #0, o resultado também foi muito bom, mas poderia ter sido ainda melhor. “A corrida foi ótima. Larguei muito bem, entreguei o carro para o Cacá na sétima posição. Quando o Cacá saiu, ele foi atrapalhado por um dos Audi na saída dos boxes e perdemos duas posições. Mesmo assim, conseguimos chegar em sexto, mas daria para ter sido quarto, com certeza”, avaliou Jimenez.
Confira o resultado da Corrida Classificatória em Misano (Top 10):
1 Marco Seefried, Norbert Siedler (Rinaldi Racing Ferrari 458 Italia) 35 voltas
2 Patrick Kujala, Mirko Bortolotti (GRT Grasser Racing Team Lamborghini Huracan) a 1s391
3 Enzo Ide, Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 17s395
4 Átila Abreu, Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 23s453
5 Stephane Ortelli, Stephane Richelmi (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 23s637
6 Cacá Bueno, Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 25s198
7 Maximilian Buhk, Vincent Abril (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) a 32s737
8 James Nash, Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 33s868
9 Sean Walkinshaw, Craig Dolby (Always Evolving Motorsport Nissan GT-R Nismo GT3) a 44s091
10 Albert von Thurn und Taxis, Nick Catsburg (Reiter Engineering Lamborghini Gallardo LP 560-4 R-EX) a 46s255
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.