BMW Team Brasil é campeão do Pit Stop Challenge

Mesmo com dificuldades para encontrar o melhor equilíbrio para os BMW Z4 na pista de Zandvoort, na Holanda, o BMW Team Brasil conquistou neste sábado (dia 10) dois Top 10 na Corrida Classificatória da última etapa do Blancpain Sprint Series. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez terminaram em oitavo lugar (sétimo na Pro Cup) e os companheiros Valdeno Brito e Átila Abreu completaram logo atrás, em nono (oitavo na Pro).

Estas serão as posições de largada das duplas brasileiras na Corrida Principal, neste domingo (11), que encerra a temporada 2015. A prova terá sua largada às 8 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Mas a comemoração neste sábado foi por conta do campeonato dos mecânicos brasileiros no Pit Stop Challenge. Eles foram campeões na disputa dos pits mais rápidos, fazendo dobradinha com os BMW Z4 #77 e #0. Com vitórias anteriores na Bélgica, Rússia e Itália, eles não podem ser mais alcançados pela equipe terceira colocada e faturaram o prêmio de 20 mil Euros.

“Sem dúvida, é um grande incentivo para os nossos mecânicos que ano a ano vêm mostrando sua competência entre as melhores equipes do mundo. Eles ficam longe de casa e se dedicam muito a este trabalho no pit stop. Estamos muito felizes com esta conquista”, declarou o Team Principal da equipe, Antonio Hermann, que lidera o time ao lado de Washington Bezerra.

Na corrida, a vitória deste sábado ficou com a dupla Vincent Abril/Maximilian Buhk, da equipe Bentley, que assumiu a liderança do campeonato. Robin Frijns, que liderava ao lado de Laurens Vanthoor (que não disputa a etapa em virtude do acidente sofrido em Misano no final de semana passado), foi apenas o 15º com o Audi número 1, depois de escapar logo na largada e ficar um tempo parado na brita. Ele está correndo a etapa ao lado de Christopher Mies.

No BMW Z4 #0 da equipe brasileira, Jimenez foi o responsável pela primeira parte da corrida. Largou em 12º, entregou o carro para Bueno entre os 10 primeiros e, com o excelente trabalho do pit stop da equipe, voltaram em sétimo pra pista.

“O carro melhorou com relação ao classificatório. Ficou mais equilibrado, mas realmente nossa velocidade de reta é muito ruim. É frustrante, porque o carro está bom, a equipe faz um excelente pit stop e não temos o que fazer na pista. Não dá para ultrapassar com essa perda na reta. Amanhã, é largar bem, torcer por um Safety Car antes do pit e tentar pular pra frente”, declarou Jimenez, que ainda busca o primeiro pódio em 2015.

No outro carro do time, Brito fez uma excelente largada com o BMW Z4 #77, saindo de 13º e fechando a primeira volta em oitavo. O piloto também se manteve entre os 10 primeiros até o pit, o mesmo se repetindo com Abreu, após assumir a direção.

“Fizemos uma boa largada, mas depois infelizmente não tinha muito o que fazer. Era tentar se manter ali e ver se conseguíamos ganhar posições nos boxes. Mas eu também tive um stint difícil, o carro não estava bem equilibrado e vamos analisar tudo para ver o que dá para melhorar para amanhã. Chegar entre os cinco primeiros seria um ótimo resultado, quem sabe até lutar por um pódio, mas é uma pista onde realmente estamos tendo dificuldades, mas vamos tentar melhorar”, comentou Brito, que ao lado de Abreu já conquistou quatro pódios no ano: três segundos e um terceiro.

Átila parabenizou a equipe pelo campeonato de pit stop e espera terminar o ano com um resultado melhor amanhã. “Conseguimos ganhar umas posições na largada, o pit stop foi bom e a equipe garantiu a dobradinha no campeonato, o que foi muito merecido por todo o trabalho durante o ano e ficamos muito contentes por eles. Depois do pit, ganhamos mais algumas posições, mas o carro sofria muito com um problema de tração e fomos ultrapassados. Para amanhã, estamos trabalhando algumas modificações para resolvermos estes problemas e estarmos mais competitivos. Vamos focar para fechar o ano da melhor maneira possível”, completou o piloto de Sorocaba, interior de São Paulo.

Resultado da Corrida Classificatória em Zandvoort (Top 10):

1 Vincent Abril, Maximilian Buhk (Bentley Team HTP Bentley Continental) 35 voltas

2 Frederic Vervisch, Nicki Thiim (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 5s764

3 Niki Mayr-Melnhof, Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 16s144

4 Jeroen Bleekemolen, Norbert Siedler (Rinaldi RacingFerrari 458 Italia) a 30s919

5 Stephane Richelmi, Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 31s741

6 Sean Walkinshaw, Craig Dolby (Always Evolving Motorsport Nissan GT-R Nismo GT3) a 34s768

7 Jules Szymkowiak, Max van Splunteren (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) a 35s030 * Silver Cup

8 Cacá Bueno, Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 35s797

9 Átila Abreu, Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 44s836

10 Marco Asmer, Roman Mavlanov (GT Russian Team Mercedes SLS AMG GT3) a 45s144