Gabriel Bortoleto é o mais novo integrante da Fórmula 3 a partir da temporada 2023. O jovem de apenas 17 anos foi anunciado pela Trident logo após realizar testes com a equipe italiana na Espanha, em Jerez de la Frontera, na última semana.
Bortoleto marcou o melhor tempo no segundo dia de testes da pós-temporada. O resultado não só impressionou a equipe como também o próprio piloto. Em conversa exclusiva com o F1Mania.net, Gabriel comentou como foi o dia de testes e sua surpresa com o resultado positivo.
“Não vou mentir que foi um pouco (surpreendente) porque estava vindo da FRECA, primeira vez no carro. Sabia que tinha muitos pilotos ali que já tinham pilotado tanto F3 antes quanto muitos treinos de GP3, que é o carro que mais se assemelha ao F3. Sabia que muitos tinham treinado, então falei: ‘Ah, vai ser mais um treino de adaptação’, que eu sei que com o carro da Trident, que é muito bom, vou poder no terceiro, no segundo dia estar melhor.”
“Não esperava estar em primeiro, quatro décimos na frente igual estava no segundo dia. Lembro que a equipe colocou dois sets de pneus naquela manhã. No primeiro set, coloquei dois décimos pro segundo, mas tinha na minha cabeça que a volta não tinha sido muito boa, não tinha sido perfeita, mas mesmo assim estava em primeiro.”
“Avisei o pessoal da equipe, então, a gente decidiu parar e olhar os dados, a telemetria. Fui pro segundo set e melhorei meu tempo. Fui para os boxes e a equipe disse que estava feliz com a volta. Quando fui olhar o tempo – que não tinha visto ainda e tinha sido quatro décimos mais rápido que o segundo. Aí eu fiquei: ‘Caramba! Fui rápido.’ “
“A vantagem me surpreendeu um pouquinho, mais do que estar na frente, já que acreditava que tinha possibilidade”, encerrou Bortoleto.