Pai e filho são campeões

A dupla de Curitiba, formada por Paulo Varassim (Itajuí) e seu filho Lorenzo Varassim (Itajuí), sagrou-se campeã da Brascar, que realizou hoje (domingo) sua 8a e decisiva etapa, no Autódromo Internacional de Tarumã, na grande Porto Alegre. Correndo como azarões, Paulo e Lorenzo precisavam contar com a sorte, para que a matemática, totalmente favorável à dupla Cristina Rosito / Marcus Peres (Coca Cola/Elege) se voltasse a favor da dupla paranaense. Tendo que administrar uma vantagem de 45 pontos na tabela, Cristina cometeu um erro na volta de apresentação, passando o motor Volkswagen de seu chassi Spyder de giro, que acabou decretando a perda do título: “Tenho que ser sincera, errei na saída do box e tirei meu motor de giro. Foi um erro primário que nos custou o campeonato. Eu não poderia agir de outra forma, dizer que o carro falhou seria injusto e culparia os mecânicos, que fizeram um excelente trabalho”, declarou Cristina, com os olhos marejados.

A família Varassim não deixou a chance escapar. Com a desistência de Cristina, bastava um sexto lugar para garantir-lhes o título, mas numa prova de muito desgaste, disputada sob um intenso calor de 36oC. Paulo e Lorenzo Varassim levaram seu MCR/VW à vitória, a terceira consecutiva, que veio junto ao título da temporada. “Esta foi a prova que persistência é tudo no esporte. A Cristina (Rosito) e o Marcus (Peres) foram adversários duros, que abriram uma diferença que parecia inalcançável. Mas trabalhamos muito no carro e o resultado está aí”, declarou Lorenzo após a prova. Chorando muito, seu pai, Paulo Varassim comemorava: “Somos campeões brasileiros, eu e meu filho. É muita alegria e orgulho”, desabafou o piloto de Curitiba.

A prova, disputada em 110 voltas foi muito desgastante para pilotos e carros. O forte calor fez várias “vítimas” na pista. João Sant´anna, o “ganso”, bi-campeão da Brascar, foi um dos que abandonaram com problemas mecânicos. Com a conquista de Paulo e Lorenzo Varassim, o título vai para o Paraná, depois de ter ficado no Rio Grande do Sul nas primeiras duas temporadas da Brascar. A categoria passará por uma completa reformulação para 2004, que inclui a estréia de um novo carro, o Brascar GTP/01, que tem as dimensões dos carros que competem em Le Mans. Na próxima terça-feira, dia 25, o carro será exposto na festa de entrega do Capacete de Ouro da Revista Racing.