Depois de vários testes realizados em pistas privadas, o novo protótipo do Campeonato Brasileiro de Protótipos – BRASCAR – já está disponível para venda direta aos pilotos e equipes interessadas em disputar o título brasileiro da modalidade em 2004.
Fruto de um primoroso projeto de engenharia, o GT R1 será comercializado diretamente através do fabricante, a Edra GT, que responde pelo projeto e construção. “Fizemos um carro que será um divisor de águas no automobilismo brasileiro. O desenho é fantástico e a fabricação será feita numa planta especialmente montada para isso. Tenho certeza que os pilotos vão adorar o novo carro, feito totalmente de acordo com as regras da F.I.A.”, declarou Paolo Poli, engenheiro italiano, radicado na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, onde está situada a Edra GT, que também atua na fabricação de aviões.
As atenções não se concentram apenas na fabricação dos carros. Um moderno sistema de fornecimento de peças de reposição também foi montado em Rio Claro, garantindo entregas rápidas aos competidores e controle rígido de preços, uma das preocupações dos promotores da BRASCAR. “Estamos tratando o projeto do GT R1 com cuidados especiais, para que a categoria seja sempre acessível e os preços não inflacionem-na. Nosso planejamento é de cinco anos e durante este período, quem comprar o novo carro terá a garantia de disputar as temporadas em condições idênticas às de hoje”, declarou Carlos Kray, piloto e fundador da Brascar.
Outra novidade na categoria é a adoção de pneus da coreana Kumho, que fornece compostos de competição para diversas categorias européias, como as Fórmulas 3 alemã e francesa, além do Marlboro F3 Masters, disputado anualmente no circuito holandês de Zandvoort. Nos Estados Unidos, a Kumho é a marca oficial do Porsche x Ferrari Challenge, além de fornecer pneus para diversas categorias na Ásia, além de pneus especiais para Rally. A BRASCAR 2004 será disputada em seis etapas e terá como principal atração, a volta das corridas multimarca. Serão diversas versões do novo protótipo. O BRASCAR GT R1 virá de fábrica com o motor e a carroceria que o piloto escolher. São onze as opções de marca e doze modelos: Volkswagen (Polo e Golf), Honda (Civic), Audi (A3), Fiat (Stilo), Ford (Focus), Alfa Romeo (147), GM (Astra), Renault (Mègane), Citroën (Xsara), Peugeot (307) e Toyota (Corolla).