Uma rivalidade em especial vai movimentar a Brascar neste final de semana, em Tarumã (RS), onde será realizada a terceira etapa do campeonato brasileiro de protótipos. Correndo em casa, os gaúchos querem retomar a hegemonia na categoria, na qual já ganharam os dois primeiros títulos, em 2002 e 2001. E seus maiores rivais nesta luta também são representantes de outro estado do Sul, o Paraná, que tem o maior número de pilotos na Brascar.
“Os paranaenses estão em maior número, mas os gaúchos são mais velozes”, brinca João Batista Rodrigues, que divide a segunda colocação no campeonato junto com Carlos Kray. “Falando sério, espero uma briga intensa entre todos os pilotos do Paraná e do Rio Grande do Sul, pois são os que mais tem aparecido na briga pela vitória nas últimas corridas”, completa o gaúcho.
Também representante do Rio Grande do Sul, a equipe Latina Petróleo é outra favorita à vitória neste domingo. João Sant´anna e Adriano Baldo conquistaram os títulos da Brascar do ano passado e de 2001, mas ainda não conseguiram impor o mesmo domínio nesta temporada. Tanto na etapa de abertura, em Londrina, quanto na seguinte, em Curitiba, a equipe enfrentou problemas mecânicos com seu protótipo.
“Nosso objetivo é buscar a reabilitação em casa. Mais do que nunca é preciso vencer, para não ficarmos muito atrás na tabela, pois queremos muito conquistar o tricampeonato”, conta Baldo. Segundo o gaúcho, o time fez importantes testes nas últimas semanas a fim de sanar os problemas mecânicos que impediram a equipe de conquistar uma vitória na temporada 2003.
“Fizemos nossa lição-de-casa nos últimos dias e por isso vamos brigar pela ponta em Tarumã, pois acho que conseguimos dosar a velocidade de nosso protótipo com a resistência, já que é importante saber dosar o equipamento nas provas da Brascar, que têm duas horas e meia de duração”, conta Baldo.
A confiança em um bom resultado também é a expectativa dos paranaenses, como a equipe Borghesi, dos pilotos Beto e Tazzio Borghesi. Assim como a equipe Latina, o time do Paraná sofreu com problemas mecânicos nas provas anteriores.
“Trabalhamos duro fora das pistas na reconstrução do carro. Vamos correr em Tarumã com muitas novidades em nosso protótipo e por isso acho que estaremos mais competitivos nesta prova”, conta Beto.
Se a rivalidade entre gaúchos e paranaenses está esquentando a terceira etapa da Brascar, em pelo menos uma equipe a união de pilotos deste dois estados já está rendendo bons frutos. É o time Coca-Cola/Elegê, de Cristina Rosito, do Rio Grande do Sul, e Marcus Peres, do Paraná. Os dois venceram as duas etapas da Brascar disputadas até agora e lideram com folga a classificação do campeonato.
“Na nossa equipe não tem rivalidade, pelo contrário, aqui gaúchos e paranaenses trabalham juntos para ficar na frente”, conta Rosito, que pilota um Spyder/Volkswagen.
Amanhã serão disputados os primeiros treinos livres no circuito de Tarumã, localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. Os ingressos para a terceira etapa da Brascar já estão à venda nas bilheterias do autódromo e nas lojas Excelsior Pneus, das 8h às 18h. O preço é de R$ 10.
Além da prova válida pelo campeonato brasileiro de protótipos, às 13h30, o torcedor que adquirir o ingresso também poderá assistir aos pegas da Copa Corsa, Copa Fiat, Copa Fiesta, Fórmula Fusca e Fórmula 1.6.
A Brascar tem organização da Brascar Sport Protótipos Ltda. e Pole Promotions, com supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e federações estaduais. O patrocínio é da West Coast.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.