Um dos campeonatos mais tradicionais do automobilismo no Brasil, o popular “Marquinhas” será recriado em 2017. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) vai relançar o Campeonato Brasileiro de Turismo 1600, com duelos entre carros populares de 1.600 cilindradas, com pneus radiais.
As duas primeiras etapas ocorrerão no Autódromo de Cascavel (PR), no dia 28 de maio. Ao todo, serão 12 provas divididas em seis eventos pelo país (duas baterias de 30 minutos + 1 volta em cada evento). No dia 10 de dezembro, a competição se encerra no Autódromo de Brasília (DF) – veja o calendário completo abaixo.
Com o intuito de incentivar o retorno da categoria, nesta primeira temporada, a CBA isentará o campeonato de todas as taxas convencionais.
“Essa categoria é uma das raízes do automobilismo. Ela é a base da pirâmide das categorias de turismo. Sempre atraiu grande interesse de pilotos e de apaixonados pelo esporte e, também, tem uma enorme importância para o desenvolvimento dos pilotos de turismo. Além disso, haverá um custo muito baixo para a disputa do campeonato”, destacou Waldner Bernardo, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.
O regulamento terá como base o Festival de Marcas Turismo 1600, com adaptações para gerar maior equilíbrio entre os carros e, consequentemente, potencializar a habilidade dos pilotos.
O Campeonato Brasileiro de Turismo será promovido pela Scuderia JK, dos sócios Ítalo Carrareto e Ângelo Correa.
“Todo mundo gosta dos campeonatos 1600 no Brasil, e o melhor de tudo é o custo muito baixo. O público sempre gostou, pois são carros de rua, que você pode encontrar nas concessionárias. Entendo que o Campeonato Brasileiro de Turismo 1600 pode ser o início da carreira de um piloto na categoria de turismo, uma porta de entrada para a Stock Car e a Nascar, por exemplo. Será uma forma muito legal de unificar todos os campeonatos e praticantes dessa modalidade”, ressaltou Carrareto, da Scuderia JK.
Confira o calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo 1600
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.