Canal de Sílvio Santos, SBT teve história curta, mas importante com automobilismo

Mais importante comunicador da história da TV brasileira, Sílvio Santos e sua emissora, o SBT, teve uma história breve, mas forte com o esporte a motor. Coube ao canal do empresário e apresentador, morto aos 93 anos na manhã deste sábado (17), exibir a Indy e posteriormente a CART nos anos 1990 e começo dos anos 2000.

A emissora adquiriu os direitos de transmissão da Indy e passou a mostrar as corridas da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos em 1995. As exibições das provas ocorreram até o ano de 2000, ano em que o canal de Silvio Santos optou por exibir VTs na noite de domingo, e não as provas ao vivo. Justamente em 2000, o SBT mostrou a campanha do título de Gil de Ferran.

Graças ao Sistema Brasileiro de Televisão, o Brasil recebeu pela primeira vez provas da categoria americana. A Indy teve corridas em um circuito oval construído no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entre 1996 e 2000. A prova inaugural no “Circuito Emerson Fittipaldi” foi vencida por André Ribeiro, um dos inúmeros brasileiros que migraram para o automobilismo americano na época.

O automobilismo nacional também teve exibição de corridas no SBT. No início da história das corridas de caminhão no Brasil, coube ao canal de Sílvio Santos exibir os melhores momentos de provas da Fórmula Truck, ajudando a popularizar a categoria. Uma curiosidade é que Oswaldo Drugovich, tio de Felipe Drugovich, atual piloto de testes da Aston Martin na F1, fazia parte do grid.

Já nos anos 2020, o SBT negociou a compra dos direitos de transmissão da F1. Com a não renovação da categoria máxima do esporte a motor com a TV Globo, o canal de Osasco, em uma retomada nas transmissões esportivas, buscou, sem sucesso, exibir os Grandes Prêmios, que acabaram migrando para a Band. O canal do Morumbi segue sendo a “casa” da F1 no Brasil.

Por fim, o canal teve em sua grade de programação a exibição do “Acelerados”, apresentado por Rubens Barrichello, atual piloto da Stock Car e brasileiro recordista de largadas na F1. O programa, atualmente na Band, mostrava novidades do mercado automotivo com o diferencial em ter o piloto dando voltas com os carros de rua em um autódromo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.