COI analisa se automobilismo pode ser considerado esporte olímpico

A popularidade da Fórmula 1 tem crescido em todo o mundo nos últimos anos, especialmente nos Estados Unidos. Isso também não passou despercebido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e com vistas para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, o comitê analia se o automobilismo poderá fazer parte do calendário olímpico.

Mesmo sendo um esporte motorizado, o automobilismo parece ter uma séria chance de passar a fazer parte dos Jogos Olímpicos a partir de 2028. A agência de notícias Reuters, informou que o COI começará a considerar possíveis novos esportes nos Jogos nas próximas semanas. A lista inclui esportes como kickboxing, squash e caratê, além do automobilismo. A decisão final do COI será anunciada em outubro de 2023.

As Olimpíadas normalmente focam principalmente no desempenho atlético dos participantes. Afinal, no automobilismo, também há um aspecto técnico envolvido: falhas no equipamento não podem ser descartadas. Apesar desse aspecto, o automobilismo parece atender aos requisitos mais importantes para um esporte olímpico. Segundo o COI, um esporte deve ter um aspecto sustentável e a quantidade de espetáculo que um esporte pode proporcionar também é considerada.

Essa disposição do COI para experimentar novos esportes já ficará clara nas Olimpíadas de Paris no próximo ano. O comitê decidiu que quatro novos esportes serão adicionados ao calendário em Paris. Tais experimentos também são possíveis para o automobilismo. Isso poderia incluir um formato semelhante ao visto na Corrida dos Campeões, onde os pilotos competem entre si usando o mesmo equipamento. Em termos de sustentabilidade, a Fórmula E é um bom exemplo do que é possível no automobilismo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.