Ainda a caminho da metade da sua segunda temporada, a Copa Clio jamais experimentou domínio tão avassalador de um piloto numa única etapa como o exibido pelo carioca Elias Jr. no último fim de semana no Autódromo Internacional Nélson Piquet, no Rio de Janeiro. O representante da equipe paulista Hot Car, comandada pelo experiente Amadeu Rodrigues, liderou todos os treinos, largou na pole, venceu a prova de ponta a ponta e estabeleceu a melhor volta. Como se não bastasse, abiscoitou os cinco pontos de bonificação por estar em primeiro no momento da entrada do pace car, obrigatória pelo regulamento no momento em que se completa 1/3 da corrida.
Foi a segunda vitória de Elias Jr. na Copa Clio. A primeira foi conquistada no ano passado em Londrina. Com o resultado, ele subiu para terceiro na classificação geral, com 40 pontos, atrás de Vicente Siciliano Jr. (Carreira Racing), com 43, e do líder Alexandre Conill (Welt Motorsport), com 47. Foi também a segunda vez consecutiva que saiu na pole position, depois de ter sido o mais rápido da sessão classificatória em Brasília.
Elias Jr. acha que a lição da Capital Federal, onde terminaria apenas em 6º, foi aprendida e rendeu dividendos no Rio de Janeiro. “Eu tinha um carro muito rápido em Brasília, mas ele perdia rendimento à medida que os pneus se aqueciam. Foi assim logo depois da largada e após a saída do pace car. Percebi, então, que precisava mudar o acerto para ter um carro mais constante ao longo de toda a prova. Depois do qualifying em Jacarepaguá, conversei com o Amadeu e combinamos de fazer algumas experiências no warm up. Felizmente, elas funcionaram.”
A próxima etapa da Copa Clio está marcada para 31 de agosto, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. A categoria passou duas vezes pela cidade do norte paranaense em 2002. Depois da vitória de Elias Jr. na quarta etapa, René Bauer deu o troco na sétima. As duas corridas foram intensamente disputadas, como se tornou marca registrada da Copa Clio, e os primeiros colocados chegaram separados sempre por menos de um segundo
A Copa Clio Brasil integra o Renault Speed Show by TIM juntamente com a Fórmula Renault. É promovida pela PPD Sports em parceria com a Renault do Brasil e tem patrocínio da TAM, Banco Real ABN AMRO, Assolan, Ruffles, Michelin, Chandon e WebMotors.