Os organizadores do Renault Speed Show by TIM, evento que congrega a Fórmula Renault e a Copa Clio, decidiram homenagear o estudante de Jornalismo morto durante a etapa da Stock Car realizada dia 7 deste mês no Autódromo Internacional de Campo Grande. Rafael Lima Pereira, de apenas 19 anos, foi atropelado pelo carro de Gualter Salles depois de um acidente segundos após a largada. Antes do início da sexta etapa da Copa Clio, será observado um minuto de silêncio em respeito à memória do jovem.
Estagiário de um jornal especializado local, Rafael estava na reta dos boxes, fotografando fora da área destinada aos profissionais de imprensa, quando foi alcançado pelo carro de Salles. Este havia sido atingido na traseira por Nonô Figueiredo. Socorrido no local e, em seguida, encaminhado a um hospital da cidade, Rafael não resistiu aos ferimentos. Por causa da repercussão da tragédia, a Confederação Brasileira de Automobilismo vem exortando os promotores de corridas no país no sentido de restringir ao máximo a emissão de credenciais de pista para fotógrafos e cinegrafistas.
Em Campo Grande, onde a Fórmula Renault e a Copa Clio se apresentarão pela primeira vez na próxima semana, as credenciais de imprensa só serão fornecidas a profissionais realmente no exercício de suas funções, e em número limitado. O acesso à pista será permitido mediante a utilização de braçadeira, que só será entregue ao repórter depois de assinado termo de responsabilidade e de “briefing” com o diretor de prova, Antônio Carlos Regal, e os responsáveis pela área de imprensa do evento.