Categoria: Copa Clio
|
29 de setembro de 2003 15:54

Preparo físico pode decidir a prova

O calor intenso, característico da capital do Mato Grosso do Sul, poderá ter influência determinante no resultado da sexta etapa da Copa Clio, marcada para domingo no Autódromo Internacional de Campo Grande. O alerta é do paulista Vicente Siciliano Jr. (Carreira Racing), segundo colocado no campeonato e distante 15 pontos do líder Elias Jr. (Hot Car). Siciliano esteve recentemente em Campo Grande, acompanhando uma prova da Stock Car, e voltou impressionado com os efeitos da temperatura alta.

“Quem não estiver com o preparo físico em dia enfrentará problemas se o calor estiver tão forte quanto naquele fim de semana. Será preciso manter a concentração o tempo todo, porque o excesso de poeira na pista induz facilmente ao erro. É nessa hora que o condicionamento de cada um poderá fazer a diferença”, imagina Siciliano, que tem nos segundos lugares no Rio de Janeiro e em Londrina os pontos altos da temporada até agora.

Siciliano foi companheiro de equipe do campeão Luís Carreira Jr. na estréia da Copa Clio em 2002. Neste ano, tem acompanhado a campanha do amigo na Stock Car Light. Por isso, já tem uma idéia aproximada do que encontrará em Campo Grande. “Dei algumas voltas pelo circuito de Campo Grande com um carro alugado. Não é a mesma coisa de um carro de corrida, mas serve para dar as primeiras referências. Acho que o traçado tem dois pontos-chave, que são as curvas de baixa logo depois do curvão da reta oposta e no miolo”, ensina.

Os institutos de meteorologia, no entanto, prevêem uma temperatura máxima de 34 graus na sexta-feira, primeiro dia de treinos oficiais em Campo Grande. É pelo menos cinco graus mais baixa que a verificada na primeira semana de setembro. Há ainda a possibilidade de chuva, estimada em 20%, mas com índice pluviométrico de apenas 1 mm. Os serviços de previsão de tempo só terão os números do sábado e do domingo nas próximas horas.

A Copa Clio é uma das atrações do Renault Speed Show by TIM, a exemplo da Fórmula Renault. É promovida pela PPD Sports em parceria com a Renault do Brasil e tem patrocínio do Banco Real ANBN AMRO, TAM, Assolan, Ruffles, Michelin, Chandon e Webmotors. Ingressos para as corridas podem ser trocadas nas agências do Banco Real ABN AMRO e nas concessionárias Renault, na base de um por quilo de alimentos não-perecíveis.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.