Na segunda etapa da Copa Renault Clio, que será realizada neste fim de semana (11 de maio) em Interlagos, chama a atenção o retrospecto dos pilotos “da casa”. De onze corridas disputadas até hoje no traçado utilizado também pela Fórmula 1, em cinco oportunidades a vitória ficou para o contingente local. Vicente Siciliano (2002), Rene Bauer (2004), Luis Frediani (dois primeiros lugares em 2005) e Willians Farias (2007) garantiram as honrarias máximas para os paulistas. Nenhum destes pilotos, no entanto, disputa o campeonato de 2008. Portanto, caso haja uma nova vitória “paulista” será por parte de um piloto que subirá ao topo do pódio em Interlagos pela primeira vez.
A Copa Renault Clio integra um novo grande evento automobilístico nacional que também congrega as categorias Brasil GT3 Championship e Fórmula 3 Sul-Americana. Na abertura da temporada, em Curitiba, 17 pilotos de São Paulo estavam no grid – formando o maior grupo de um mesmo Estado. Este número deve se confirmar para a etapa de Interlagos.
Sempre difícil – O único piloto que disputa a atual temporada e já venceu em Interlagos é o paranaense bicampeão José Cordova. Além de vencer em 2007, ele já largou três vezes na pole position em Interlagos. “Esta é uma pista na qual sempre andei bem”, diz o bicampeão. “Nossos carros têm um acerto eficiente para o traçado de Interlagos. E este ano ainda temos o reforço do José Vitte, que é de São Paulo e conhece muito o circuito. De qualquer forma, posso garantir que vencer em Interlagos é sempre difícil. A pista é exigente e a concorrência está especialmente forte este ano”, comentou Cordova, atual líder da classificação, com 27 pontos obtidos na vitória em Curitiba.
Outros dois pilotos que disputam a Copa Renault Clio em 2008 também já largaram na pole position em Interlagos: José Vitte (2004) e Wagner Cardoso (2006), ambos de São Paulo. Cardoso é o vice-líder, com 19 pontos. Já Vitte ocupa a quarta posição, empatado em 11 pontos com o também paulista Rodolfo Pousa.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.