Luiz Frediani faz neste fim de semana sua reestréia na Copa Clio. O campeonato é o mesmo que ele disputou até 2005 – conquistando quatro vitórias. O que mudou bastante foi o equipamento. Além de uma série de detalhes na parte técnica, introduzidos nos dois anos em que ele ficou afastado da categoria, agora o carro possui um motor mais potente, que exige certa adaptação por parte do piloto. “Mudou bastante coisa. É tudo novo para mim”, afirmou Luiz Frediani, que passou a sexta-feira (9), primeiro dia de treinos, se familiarizando com a nova Copa Clio.
“São quarenta cavalos a mais de potencia, senti que a tendência do carro é escapar muito de frente e passamos o dia inteiro tentando solucionar este problema”, revelou. No total, foram três treinos livres de muito trabalho. Tudo porque não é apenas Luiz Frediani que retorna à Copa Clio. Sua equipe, a Bolívar Motorsport, também estava fora do campeonato. “A experiência que tínhamos com as configurações antigas do carro não fazem tanta diferença. O que precisamos fazer é abreviar esta fase de readaptação o máximo que pudermos”, analisou.
Para tanto, o piloto já sugeriu outras mudanças no carro, pensando em melhorar seus tempos para o treino classificatório, que será realizado neste sábado (10) às 11h20. Como trunfo, ele tem o retrospecto no circuito. Luiz Frediani venceu as últimas quatro corridas que disputou em Interlagos. Duas delas pela Copa Clio e outras duas pela extinta Super Clio. “São resultados que me dão confiança, mas nada além disto, porque a pista é bastante conhecida por todos e, com o novo motor, o trabalho começou do zero”, comentou.