A temporada 2008 da Copa Renault Clio chega no próximo domingo (15) à sua terceira etapa. O palco das disputas do fim de semana é o Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, um dos mais tradicionais e desafiadores circuitos do país. Fazendo sua primeira temporada completa na categoria, a paulista Graziela Paioli – única mulher entre os 25 participantes do campeonato – espera marcar seus primeiros pontos na capital federal e, para isso, aposta na experiência de sua equipe para alcançar rapidamente o melhor acerto do carro para os novos motores 2.0.
“A equipe já ganhou corridas lá no passado com o Eduardo Garcia, que é natural de Brasília e conhece muito bem a pista. Por isso, acredito que teremos um bom acerto para o carro e espero andar na frente nessa etapa”, comentou a piloto, de 18 anos de idade. Ela estreou na Copa Clio em 2007, disputando quatro corridas ao longo do ano.
Os treinos livres para a etapa de Brasília começam nesta sexta-feira (13), com três sessões de ensaios. Estes testes terão fundamental importância para Graziela Paioli, que nunca correu no Autódromo Nelson Piquet. “Não conheço a pista. Só sei que é bastante difícil, muito longa e com 12 curvas. Estou assistindo vários vídeos na internet para assimilar o traçado e, depois que começarem os treinos na sexta-feira, terei uma noção mais exata dos pontos mais críticos para os estreantes. Neste aspecto, ter companheiros de equipe experientes é algo que pode me ajudar bastante”, contou a piloto.
Carros mais potentes em 2008 – O campeonato monomarca da Renault é disputado em vários países do mundo, principalmente no continente europeu. A Copa Clio chegou ao Brasil em 2002, junto com a Fórmula Renault, em um acordo entre a fabricante francesa e o ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo Diniz. Sempre marcada pela grande competitividade, a Copa Clio quase teve seu fim decretado em 2006, mas renasceu graças à Associação de Pilotos e Equipes da categoria.
Os Clio continuaram acelerando forte pelos autódromos do Brasil, e disputaram todo o campeonato de 2007. Fortalecidos, chegam a 2008 com grandes novidades. A principal delas é o novo motor 2.0 de 140 cavalos, que substituiu os antigos propulsores 1.6. Para os pilotos, mais uma dose de adrenalina às provas.
“O carro ficou muito melhor com o motor mais forte. Até o ano passado o piloto não podia abusar demais do carro, Hoje, com mais potência, temos bem mais torque e reaceleração, o que aumentou o prazer de guiar”, comentou Graziela Paioli, 11ª colocada no campeonato 2008. O líder da temporada é o paranaense José Córdova.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.