Apesar de muitos pilotos da Copa Renault Clio apontarem os brasilienses como favoritos à vitória na terceira etapa da temporada – marcada para este domingo (15) no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília –, as estatísticas da categoria em relação às pole positions conquistadas no circuito apontam no sentido oposto. Os pilotos locais não lideraram o grid de largada em nenhuma das sete edições da etapa no circuito de Brasília – que curiosamente tem os paranaenses José Cordova e André Bragantini Jr. como líderes desse ranking.
Quem mais se aproximou de confirmar o favoritismo teórico dos pilotos locais em Brasília foi Eduardo Garcia, que em 2007 ficou a meio décimo de segundo da pole. Garcia, que venceu a prova no ano passado, é apontado por muitos como o provável grande nome do final de semana.
Apesar de seu traçado técnico, considerado o mais desafiador da temporada, o Autódromo Nelson Piquet costuma apresentar uma disputa “democrática” pelo primeiro lugar no grid na Copa Renault Clio. Cordova e Bragantini Jr. têm apenas duas pole positions cada, e as demais se dividem entre outros três pilotos – Elias Jr., René Bauer e Cláudio Gontijo. Dos competidores em atividade na categoria, Cordova, que é o líder da temporada, é também o único que já largou na frente em Brasília.
Com a chegada dos novos motores 2.0, a expectativa é de que os tempos de volta caiam sensivelmente no treino classificatório deste sábado (14), que começa às 11h30. Com 140 cavalos de potência, o novo propulsor F4R da Renault é capaz de levar os Clio de corrida a velocidades próximas dos 200km/h.