Além de oferecer novos momentos de emoção por reagrupar os carros, a entrada obrigatória do safety car determinada pelo regulamento da Copa Renault Clio significa bem mais para os pilotos do que somente o reinício da disputa. Em cada corrida, sempre que é completado um terço do total de voltas, os carros são reagrupados em movimento para a relargada. Neste momento, os cinco primeiros recebem pontos extras pelo desempenho até aquele trecho da corrida. Somados aos pontos extras concedidos pela pole position e melhor volta em cada etapa, estes bônus representam até 35% do total máximo de pontos que podem ser obtidos apenas conquistando-se vitórias. E acabam influenciando decisivamente na briga pelo título da Copa Renault Clio.
O regulamento da categoria prevê que o líder da prova no momento da entrada do safety car receba cinco pontos de bonificação – e os outros quatro pilotos classificados a seguir, de quatro a um ponto. Pole position e melhor volta em corrida garantem um ponto cada. A vitória concede 20 pontos. No total, na atual temporada de dez etapas, somando-se todos os bônus distribuídos ao longo do ano, é possível somar 70 pontos, ou 35% dos 200 possíveis se alguém vencer todas as corridas – uma hipótese improvável no ambiente altamente competitivo da Copa Clio.
Mudança de estratégia – Na atual temporada o paranaense José Cordova lidera com 100 pontos conquistados. Desse total, 25 pontos vieram de bonificações por pole positions ou melhores voltas, e pela primeira posição na porção inicial das corridas. “Estes pontos extras podem decidir o campeonato, por isso valorizo cada um deles”, declarou Cordova.
Uma estratégia que faz sentido. Sem as bonificações, a vantagem de 45 pontos conquistada pelo líder do campeonato cairia para 36. Essa diferença representa uma perda de 20%, e indica que o atual líder está aproveitando bem as oportunidades de conquistar pontos extras. “Pelo histórico de nossa equipe, todos os anos tradicionalmente não marcamos pontos em pelo menos uma corrida, por quebra ou qualquer outro problema”, disse o paranaense. “Tendo os pontos extras como um de nossos objetivos ao longo do fim de semana, conseguimos diminuir essa perda”, encerrou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.