A equipe Yros Racing, criada há pouco mais de um mês para a disputa da quarta etapa da Copa Renault Clio, em São Paulo, já tem três carros fechados para o restante da temporada e um objetivo ainda mais ambicioso na cabeça: terminar o campeonato com quatro pilotos.
Criado pelo piloto Ydenis de Souza, o time já adquiriu quatro modelos Renault de competição e será responsável pelo retorno definitivo à categoria de um dos principais nomes da história da Copa Clio: o campeão de 2006, Cláudio Gontijo, do Paraná.
Gontijo reestreou no campeonato na etapa de São Paulo substituindo o paulista Luciano Kubrusly – que viajou às pressas um dia antes do início do treino de classificação – mas já tem contrato assinado com a Yros para as últimas corridas do ano. O paulista Zigomar Júnior e o próprio Ydenis, dono da estrutura, completam o atual quadro de pilotos.
“Sempre tive os carros, mas terceirizava a mão de obra para outras equipes. Agora achei melhor criar uma estrutura própria, e arrumamos instalações e, também, compramos o ferramental completo. O investimento total, incluindo os carros, foi de cerca de R$ 200 mil. Mas (operacionalmente) conseguimos um esquema bem mais enxuto, que representa uma economia de cerca de 20% por etapa”, comentou Ydenis.
O chefe da equipe fez questão de ressaltar a importante participação de dois profissionais escolhidos para atividades-chave no time, e que permitiram a criação da Yros Racing ainda este ano. O primeiro deles é Jorge Eduardo Martins, o “Jorge Capeta”, responsável pela preparação dos carros. Ele já havia participado da categoria nas temporadas de 2003 e 2004, e acumula experiência, também, na Fórmula Fiat e no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
“Também devemos muito ao José Rosendo, que cuida de toda a organização da equipe e pode ser considerado o nosso gerente geral. Eu montei toda a estrutura, mas ela não sairia do lugar se não fosse pelo trabalho deles”, ressaltou o dono da Yros Racing.
Para a etapa do Rio de Janeiro, marcada para o início de setembro, Ydenis Souza espera colocar pelo menos um dos carros da Yros Racing entre os cinco primeiros colocados. Uma expectativa amparada por seu bom resultado na prova de São Paulo.
“Errei na classificação em São Paulo, e larguei de trás, mas cheguei a andar em 12º e considero que fiz minha melhor corrida na categoria, apesar do abandono. No Rio de Janeiro devemos ser ainda mais competitivos, e nossa meta é ter pelo menos um dos carros no pódio”, encerrou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.