Williams Farias volta à ativa pela Yros Racing

Depois de anunciar a reestréia do ex-campeão Cláudio Gontijo na Copa Renault Clio, a equipe paulista Yros Racing trará para a etapa do Rio de Janeiro mais um piloto com passagem pelo alto do pódio na categoria. O paulista Williams Farias, vencedor de uma das corridas da rodada dupla de encerramento do campeonato do ano passado, estava afastado da categoria havia seis meses, e fará as últimas seis corridas do ano pela equipe.

Farias foi convidado a voltar à categoria por Ydenis Sousa, piloto da Copa Renault Clio que montou, há cerca de dois meses, sua própria estrutura técnica para a disputa do restante da temporada. A Yros Racing nasceu com o próprio Ydenis e com Zigomar Júnior, e chega completa ao Rio de Janeiro para a quinta corrida do ano. Os treinos para a etapa carioca começam nesta sexta-feira, às 9h55. A corrida será realizada no domingo, às 13h08.

O fato de estar longe das pistas há pouco mais de oito meses não deve ser empecilho para a conquista de um bom desempenho, na opinião de Farias, que além de ser instrutor de pilotagem em São Paulo atuou, nesse período, como assessor de pilotos da própria categoria. A adaptação ao motor 2.0 – que passou a equipar a Copa Renault Clio em 2008 –, também é vista com naturalidade pelo piloto.

“Nosso objetivo para estas primeiras corridas é estruturar a equipe e marcar alguns pontos”, disse Williams. “A partir da etapa de Santa Cruz acredito que já poderemos pensar em chegar ao pódio, e a meta ainda para este ano, apesar de ambiciosa, é lutar pela vitória na última etapa da temporada”, acrescentou.

Apesar de estar fora do calendário da Copa Renault Clio desde 2005, o traçado de Jacarepaguá não é totalmente desconhecido para Farias, que estreou na categoria justamente naquela temporada. Apesar de na ocasião o trecho norte da pista carioca ainda estar em uso, ele também espera uma adaptação tranqüila à nova condição do circuito.

“A etapa do Rio de Janeiro de 2005 foi um marco na minha carreira, porque representou a primeira vez em que andei entre os dez primeiros na Copa Clio. É uma pista que me agrada muito, e sempre tem uma atmosfera diferente”, acrescentou.