O quarto treino livre para a etapa deste domingo da Copa Renault Clio comprovou o que as equipes já vinham dizendo sobre a corrida deste fim de semana no Autódromo de Jacarepaguá: assim como ocorre em Brasília, a condição dos pneus tem sido determinante para a obtenção de bons resultados no Rio de Janeiro.
Já com acerto de classificação, o líder do campeonato José Cordova foi o mais rápido pela primeira vez no fim de semana, e terminou a sessão, também, como o primeiro piloto a baixar da casa de 1min28s. Ele fechou a manhã deste sábado com o tempo de 1min27s641, e segue como um dos mais cotados para a conquista da pole position. O treino decisivo será realizado às 11h25 de hoje.
“Só colocamos pneus melhores hoje, e seguimos a mesma tática de todas as etapas. Nossa equipe costuma dedicar os treinos de sexta-feira para o acerto de corrida, e no sábado trabalhamos para a tomada de tempos”, declarou Cordova.
O paranaense disse apenas que a equipe vai dedicar o restante da manhã deste sábado ao carro de seu companheiro José Vitte, que fechou os ensaios de hoje em sétimo. “Precisamos melhorar um pouco o carro dele”, resumiu Cordova, que também é o chefe da equipe.
Também com pneus em melhor estado, e já trabalhando no set up para a tomada de tempos, Edson do Valle cravou o segundo tempo neste sábado, a apenas 0s208 de Cordova, e também espera brigar pela pole nesta tarde.
“Seguimos a mesma estratégia. Ontem trabalhamos no carro para a corrida, e hoje, para a classificação. Na minha melhor volta deste sábado cometi um pequeno erro no Grampo, e mesmo assim foi possível manter o segundo lugar porque o carro está bem equilibrado. Se não tivermos nenhum problema, devo fazer um bom treino de classificação”, declarou do Valle.
A questão dos pneus foi levantada, também, pelo paulista Marcos Paioli, que havia liderado os dois últimos treinos de ontem, mas terminou a manhã deste sábado em sexto. Favorecido pelo uso de compostos em melhor estado no dia anterior, Paioli adotou estratégia diferente das demais equipes. “Colocamos pneus bastante desgastados neste sábado, principalmente na frente. Aqui o jogo novo representa cerca de 1s4, por causa das características do asfalto. Não fosse por isso, teríamos virado um pouco mais rápido”, encerrou Paioli.