Categoria: Copa Clio
|
11 de novembro de 2008 14:04

Categoria “volta para casa” neste fim de semana

As etapas de Curitiba têm sempre um significado especial para a Copa Renault Clio. Além da proximidade com a fábrica da Renault, que fica localizada no município de São José dos Pinhais, há cerca de 20 quilômetros do Autódromo Internacional, as corridas na capital paranaense remetem a dois importantes momentos da história do evento, que serão sempre lembrados quando os motores voltam a roncar no circuito de Pinhais.

O primeiro deles é o da própria estréia da categoria, em 2002, ocorrida em uma prova extracampeonato em conjunto com a Fórmula Renault. O segundo, bem mais recente, é o da troca dos propulsores K4M 1.6 pelos F4R 2.0, que permitiram aos carros da categoria atingir velocidades próximas dos 200 km/h.

Os novos motores têm como principal característica o maior torque, e sua chegada provocou neste ano um rearranjo na divisão de forças da categoria. A maior força de tração exigiu novos ajustes no acerto dos carros, e quem se adaptou melhor às novas exigências tem levado vantagem. Na disputa pelo título, a equipe paranaense W Racing vem dominando o cenário, e com seis vitórias neste ano, pode garantir o título por antecipação neste fim de semana.

Além de importante sob o ponto de vista histórico para a categoria, o Autódromo Internacional de Curitiba é uma das praças que mais receberam corridas da Copa Renault Clio desde 2002. Durante boa parte da história do evento, a pista liderou as estatísticas, e hoje divide com Interlagos o posto de maior palco de eventos da categoria. Nos últimos sete anos, foram 12 provas no circuito de Pinhais, ante 13 sediadas em São Paulo.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.