Paranaense pode ser campeão neste fim de semana

O Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba, pode ser palco neste fim de semana da decisão da temporada de 2008 da Copa Renault Clio. E o título tem grandes chances de ir para um piloto da casa, que neste ano venceu quatro das seis corridas já realizadas. O paranaense José Cordova, que além de acelerar o Clio de número 08 chefia a equipe W Racing – sediada dentro do autódromo local –, tem uma vantagem de 62 pontos sobre o segundo colocado na tabela, José Vitte, e fica com o título se mantiver essa diferença em, pelo menos, 54 pontos.

Essa é a pontuação máxima que pode ser acumulada por um piloto nas duas corridas que restarão para o fim do calendário, marcadas para o dia 30 de novembro e 01 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. “Vou correr pensando nas duas corridas do fim de semana, e como conseqüência do nosso trabalho, poderemos ou não conquistar o título por antecipação”, declarou Cordova. “O objetivo principal será trabalhar em equipe e somar pontos com os dois carros, para que o Vitte possa abrir vantagem sobre o terceiro colocado na tabela, já que a disputa pela vice-liderança está mais apertada”, acrescentou.

Uma série de combinações de resultados podem dar o título para José Cordova, e a mais simples delas se resume a apenas uma frase: se terminar as duas provas à frente do piloto de Piracicaba, cidade do Interior de São Paulo, ele garante o título correndo em casa mesmo que os quatro pontos extras distribuídos por corrida fiquem com o adversário. Companheiros na W Racing, Vitte e Cordova vêm afirmando, desde o início do ano, que têm como principal objetivo fechar o campeonato com uma dobradinha no campeonato de pilotos, e com o título no torneio de equipes.

Isso torna a vida do terceiro colocado na tabela, Wager Cardoso, ainda mais difícil. Com 64 pontos ganhos, ele tem 76 de desvantagem para o primeiro colocado, e precisa descontar ao menos 22 em relação a Cordova para se manter na disputa. Se o resultado se confirmar, esta será a terceira conquista consecutiva do piloto paranaense, que estreou na Copa Renault Clio em 2005.