Categoria: Copa Clio
|
14 de novembro de 2008 17:24

Cordova dá primeiro passo rumo ao título antecipado

O paranaense José Cordova deu nesta sexta-feira (14) um passo importante rumo à conquista antecipada de seu terceiro título na categoria. Líder do campeonato com larga vantagem sobre o segundo colocado – seu companheiro de equipe José Vitte –, ele somou na tarde de hoje mais um ponto na tabela, graças à conquista da pole position para a sétima etapa do calendário.

O resultado projeta um fim de semana de bons resultados para o piloto da casa, também, pela vantagem imposta por ele aos demais pilotos do grid. Quem mais se aproximou da marca de 1min37s821 conquistada por Cordova foi justamente Vitte, que ficou a 0s615 da primeira posição do grid. A vantagem do pole position para o terceiro colocado, no entanto, superou a marca de um segundo.

“Acredito que eu tenha tido vantagem por conhecer melhor a pista, e por ter treinado com o carro na semana passada”, disse Cordova. “Convidei as demais equipes para o teste, já que teríamos o autódromo disponível, mas como existia a ameaça de chuva, nem mesmo o Vitte veio para a pista. Tive muito tempo para trabalhar e isso ajudou muito no treino de hoje”, acrescentou.

Cordova chamou a atenção para as habituais mudanças na condição da pista de Curitiba ao longo do ano, que resultaram em tempos mais altos neste fim de semana em relação ao começo do campeonato – em tese, um período em que os carros estavam em situação menos adiantada de desenvolvimento para o novo motor 2.0.

“Nós, que treinamos e corremos sempre aqui, sabemos até as fazes do ano em que os carros viram melhor ou pior”, disse o piloto da casa. “Os tempos das demais equipes pioraram muito em relação à etapa de abertura do campeonato, mas conseguimos ficar a apenas 0s2 da nossa marca anterior. Isso refletiu no nosso bom resultado nesse treino”, acrescentou.

A sessão de classificação desta sexta-feira terminou com os pilotos da W Racing seguidos pela recém formada dupla da equipe M2 Competições: Rodolfo Pousa e Edu Garcia. O paulista Pousa, que corre na equipe desde o ano passado, fechou o ensaio em terceiro. Já o brasiliense Garcia, que chegou ao time após o incêndio que destruiu a maior parte do equipamento da Paioli Racing após a etapa de Santa Cruz do Sul, vai largar em quarto.

“Teremos uma tarefa difícil, mas corrida é corrida”, disse Pousa. “Creio que a maneira que completarmos a primeira volta vai definir a história dessa prova. Se eu conseguir sair do ‘Esse’ na segunda posição, poderei pressionar o Córdova. Apesar da boa vantagem obtida por ele na classificação, na corrida a situação será outra. Posso andar no vácuo e terei, também, a referência do traçado. Caso eu consiga me manter brigando pela ponta por três ou quatro voltas, tenho boas chances. Afinal, posso correr mais riscos do que ele”, declarou o terceiro colocado no grid.

De equipe nova, Edu Garcia destinou os primeiros treinos desta sexta-feira para adequar ao seu estilo de pilotagem o acerto do carro de Zizi Paioli – que cedeu seu Clio para o companheiro de equipe após o incidente que tirou o restante da Paioli Racing do grid desta etapa. Ele admitiu que esperava um maior equilíbrio na tomada de tempos, mas segue confiante para a corrida de amanhã.

“Sem dúvida a W Racing tem hoje o melhor carro da categoria, mas pelo retrospecto das outras corridas, imaginava que eles não conseguiriam uma vantagem de mais de um segundo em uma pista pequena como a de Curitiba”, declarou Garcia. “Continuamos trabalhando e nosso objetivo é terminar o campeonato na melhor posição possível, seja ela a primeira, a segunda ou a terceira. Além disso, continuamos buscando a vitória e, em uma corrida longa como essa, há muitos detalhes que podem influir no resultado”, encerrou.

O treino classificatório desta sexta-feira na Copa Clio terminou assim:

1º) José Cordova (PR), 1:37.821, média de 135.98 Km/h

2º) José C Vitte (SP), 1:38.436

3º) Rodolfo Pousa (SP), 1:38.914

4º) Eduardo Garcia (DF), 1:39.008

5º) Wagner Cardoso (PR), 1:39.437

6º) Carlos Rocha (SP), 1:39.543

7º) Luiz Frediani (SP), 1:40.021

8º) Luciano Kubrusly (SP), 1:40.072

9º) Rolf Gemperli (SP), 1:40.086

10º) Cesare Marrucci (SP), 1:40.158

11º) Willians Farias (PR), 1:40.305

12º) Carlos Almeida (DF), 1:41.384

13º) Roberto Santos (SP), 1:41.557

14º) Ydenis de Souza (SP), 1:42.224

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.