O último campeão da temporada automobilística brasileira será conhecido neste fim de semana em Interlagos. Com três pilotos brigando diretamente pelo título – o quarto tem chances meramente aritméticas -, a Copa Clio encerrará o calendário de 10 etapas em rodada dupla. O carioca Elias Jr. (Hot Car) poderá liquidar a fatura antecipadamente no sábado, mas Fábio Carreira (C2 Motorsport) e Vicente Siciliano Jr. (Carreira Racing) querem adiar a definição por mais 24 horas. O brasiliense Alexandre Conill (Welt Motorsport) “respira por aparelhos” e depende de um milagre de proporções bíblicas para desbancar o trio favorito.
Será a primeira vez que a Copa Clio voltará a Interlagos desde a decisão do campeonato de 2002, conquistado por Luís Carreira Jr. Por isso – e também pelo fato de a maioria das equipes ser baseada em São Paulo -, é difícil apontar alguém com mais chances de vitória entre os líderes, embora Elias Jr. procure transferir a pressão para os adversários. “Interlagos não é uma pista neutra, porque o Fábio e o Siciliano têm grande familiaridade com o circuito”, observa. A equipe do carioca, no entanto, é comandada por Amadeu Rodrigues, ex-piloto com longa experiência no traçado. A Hot Car disputa certame regionais em São Paulo e a Stock Car V8 e Light.
Elias Jr., vencedor de três etapas, acumulou até agora 129 pontos, contra 116 de Fábio Carreira, 101 de Vicente Siciliano Jr. e 76 de Alexandre Conill. Como estarão em jogo os últimos 54 pontos, Conill se mantém na luta. Mas precisa largar duas vezes na pole, estabelecer as duas melhores voltas, liderar no momento da neutralização das provas, o que ocorre com 1/3 do total de voltas, e vencer ambas as corridas. Como se não bastasse a tarefa inglória, Elias Jr. não poderia somar mais nenhum ponto. O retrospecto também conspira contra Conill: o líder só não pontuou na abertura do calendário, em Curitiba.
Para antecipar a festa, Elias Jr. tem de chegar na frente de Fábio Carreira, que vem de vitórias consecutivas em Curitiba e Florianópolis, e aumentar em mais 14 pontos a vantagem sobre o piloto da C2 Motorsport. Chegando adiante de Siciliano, independentemente da posição, já afasta o rival da briga. O problema é que Siciliano correrá embalado pelo desejo de ganhar sua primeira prova na temporada. Até o momento, dois segundos e três terceiros lugares foram seus melhores resultados.
O campeão da Copa Clio receberá, além do troféu, um Renault Clio 0K. Serão conhecidos também os vencedores dos campeonatos de equipes e de organização e imagem, que igualmente oferecem premiação atraente. A equipe com maior número de pontos – a liderança pertence à C2 Motorsport – ganhará um Renault Scénic e a segunda, um Renault Clio. A vencedora de organização e imagem levará um Renault Clio.
Os treinos oficiais da Copa Clio serão abertos na sexta, inclusive com a realização da tomada classificatória da prova de sábado. A Fórmula Renault, que já conhece seu novo campeão – Allam Khodair – desde a recente prova em Florianópolis, promoverá a 12a e derradeira etapa. Ingressos podem ser obtidos nas concessionárias Renault da Grande São Paulo e ABC e nas agências do Banco Real ABN AMRO, na base de troca por 1 kg de alimentos não-perecíveis. A relação completa está no site oficial www.speedshow.com.br, no link “News”. O total arrecadado será entregue ao Programa Fome Zero.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.