Gemperli vence de forma brilhante em São Paulo

Primeiro do início ao fim. O paulista Rolf Gemperli foi indiscutivelmente o grande nome da terceira etapa da Copa Renault Clio, encerrada neste final de semana no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. Líder de todos os treinos livres e pole position da rodada, Rolf teve um fim de semana perfeito em Interlagos e chegou a sua segunda vitória na Copa Clio.

A superioridade demonstrada durante os três dias de disputas em Interlagos, no entanto, não foi suficiente para evitar que Rolf passasse por um sufoco na parte inicial da prova. Antes de poder comemorar os 26 pontos conquistados neste domingo, o vencedor chegou a cair para a terceira posição, e precisou recuperar terreno para confirmar a vitória.

“O fim de semana foi espetacular, há muito tempo eu não tinha um carro tão bem acertado como este”, declarou o vencedor. “Meus pneus esfriaram muito durante o safety car, e acabei perdendo duas posições na relargada. Mas sabia que tinha um carro mais rápido na Curva da Junção, e por isso poderia recuperar o primeiro lugar. Só tenho que agradecer ao meu chefe de equipe, o José Cordova, pelo ótimo carro que tive nas mãos hoje”, acrescentou Rolf.

A corrida deste domingo começou com a pista ainda úmida em razão da chuva da madrugada, e com os tempos de volta seis segundos superiores aos da tomada de tempo do dia anterior. Na descida do Lago, o toque entre Ydenis Souza e Carlos Henrique da Rocha provocou uma confusão que comprometeu o início de prova dos pilotos do Centro-Oeste. Edson do Valle também perdeu posições, enquanto da Rocha abandonou com o carro danificado.

Bom início de corrida fez o segundo colocado, Rodolpho Pousa. Sexto no grid, ele rapidamente assumiu a vice-liderança da corrida, e passou a pressionar Rolf Gemperli na disputa pela primeira posição. Na relargada após a neutralização obrigatória, assumiu a primeira posição após bela ultrapassagem na aproximação da Curva do Laranjinha.

“No final da primeira volta, com as confusões ocorridas na largada e no Lago, passei em terceiro e comecei a acreditar que, mesmo vindo de sexto, daria para brigar pela liderança. O Rolf teve um carro muito equilibrado, e logo percebi que minha única chance era atacá-lo na relargada. Foi o que eu fiz, mas sabia que a alegria da liderança duraria pouco. De qualquer maneira, foi uma boa prova, e largando mais de trás o resultado foi excelente”, completou Pousa.

A terceira posição na etapa ficou com o atual líder do campeonato e companheiro de equipe de Gemperli, José Vitte. Largando na primeira fila, ele perdeu três posições na freada do Esse do Senna, mas logo após a entrada do carro de segurança já figurava no pelotão dianteiro. Foi dele, aliás, uma das manobras mais bonitas do dia. Na confusão gerada pela ultrapassagem de Pousa sobre Gemperli, Vitte contornou o Laranjinha pelo lado de fora e pulou da quarta para segunda posição.

“O fim de semana não começou muito bom para mim, mas melhoramos o acerto depois do treino de classificação. Mas, como levei um toque na largada, meu carro ficou muito desequilibrado nas freadas, e passei a ter mais dificuldade. Cheguei a assumir o segundo lugar, mas como estou na liderança do campeonato, achei melhor não arriscar demais. Procurei defender o terceiro lugar, e acho que todos nós ali na frente fizemos uma corrida brilhante”, comentou Vitte.

Quarto colocado na etapa, Wagner Cardoso parece ter iniciado uma fase de recuperação na temporada. Desclassificado na primeira prova do ano, e quinto colocado na prova seguinte, ele fechou a corrida deste domingo em quarto, e ganhou mais dez pontos no campeonato. A quinta posição ficou com Fabio Delamuta.

Domínio incontestável – A W Racing segue sendo a equipe a ser batida na Copa Renault Clio. Com as duas vitórias obtidas por José Vitte no início deste ano, e a primeira colocação de Rolf Gemperli neste domingo, o time comandado pelo tricampeão José Cordova atingiu a incrível marca de 14 vitórias consecutivas.

“Acredito que o nosso sucesso é resultado do ótimo trabalho feito pelo Cordova, que tem muita experiência e tem a capacidade de nos entregar carros muito competitivos no final das corridas. Conseguimos ser rápidos tanto de pneus novos quanto de pneus usados, e isso é determinante para vencer. Mas o pessoal está chegando e a categoria esteve muito equilibrada aqui em Interlagos”, comentou o piloto.

O resultado completo da corrida deste domingo em Interlagos foi o seguinte:

1º) 1 – Rolf Gemperli (SP), 20 voltas em 41min59s154 (média de 123,15 km/h)

2º) 13 – Rodolfo Pousa (SP), a 5s500

3º) 9 – José C Vitte (PR), a 6s589

4º) 0 – Wagner Cardoso (PR), a 7s176

5º) 46 – Edson do Valle (GO), a 7s274

6º) 31 – Fabio Delamuta (SP), a 9s014

7º) 16 – Ulisses M da Silva (RJ), a 18s935

8º) 4 – Peter Gottschalk F (SP), a 23s565

9º) 21 – Cesare Marrucci (SP), a 47s699

10º) 55 – Roberto Santos (SP), a 1min07s574

11º) 12 – Carlos H Rocha (DF), a 19 voltas

12º) 40 – Ydenis de Souza (SP), a 19 voltas

Melhor Volta: Rolf Gemperli, 2min01s061 (128,13 km/h)