Brasilienses falam em manter a boa fase no Rio

No ano passado, os paulistas chegaram no Rio de Janeiro prometendo transformar a etapa carioca da Copa Clio no Recreio dos Bandeirantes. Voltaram para São Paulo amargando o 5º lugar de Luís Carreira Jr. como melhor resultado, depois de assistir à festa do trio local Nélson Silva Jr., Elias Jr. e Pedro Palhares nas primeiras posições. Escaldados, os brasilienses Wigberto Tartuce e Alexandre Conill, os dois primeiros colocados há três semanas na prova da Capital Federal, garantem que vão respeitar os donos da casa em Jacarepaguá. Com uma ressalva: a oposição, neste fim de semana, será mais ferrenha.

“Entre os pilotos cariocas, o Elias Jr. é o mais forte candidato à vitória. Mas o trabalho dele será bem mais difícil que em 2002. O conhecimento da pista faz diferença, é verdade, mas se existe um circuito que tem certas similaridades com Jacarepaguá é o de Brasília. Quem andou bem lá vai andar bem no Rio de Janeiro. E a maioria das curvas de Jacarepaguá é de alta e fácil de contornar”, observa Tartuce, que subiu para 2º na classificação depois da primeira vitória na categoria, com 25 pontos.

Com a tranqüilidade garantida pelos 16 pontos de vantagem que acumula na liderança do campeonato, Conill diz que vai para o Rio de Janeiro disposto a repetir a estratégia de Brasília: largar e terminar entre os cinco primeiros. A diferença, acredita, é que não será tão fácil conquistar um lugar nas três primeiras filas do grid. “A vantagem carioca deve se manifestar notadamente no treino classificatório. Na corrida, eles não vão disparar na frente”, imagina. “No meu caso, o mais importante é pensar no campeonato, e não apenas na vitória.” Quarto colocado, Conill foi o melhor não-carioca na prova de 2002.

O equilíbrio continua sendo a marca registrada da Copa Clio. Depois de uma temporada de estréia caracterizada pela alternância de vencedores – foram oito em 10 etapas -, as duas primeiras provas do calendário de 2003 mostraram uma competitividade ainda maior. Em Brasília, os cinco primeiros colocados receberam a bandeirada separados por apenas oito décimos de segundo. “Não foi mesmo um fato isolado. O campeonato vai continuar assim até o final”, prevê Tartuce. No ano passado, o brasiliense largou em 14º em Jacarepaguá, chegou a correr em 5º, mas se envolveu em acidentes e terminou uma volta atrasado.

A terceira etapa da Copa Clio é uma das atrações do Renault Speed Show by TIM, que será movimentado ainda pela rodada dupla da Fórmula Renault – a quarta etapa será disputada sábado e a quinta, no domingo. Os treinos oficiais serão abertos já na sexta-feira. Ingressos podem ser obtidos nas concessionárias Renault e agências do Banco Real ABN AMRO da região metropolitana do Rio de Janeiro, mediante a troca por um quilo de alimentos não-perecíveis. Nos Supermercados Pão de Açúcar e Hipermercados Extra, em promoção, cada R$ 50,00 em compras vale um ingresso.

O Renault Speed Show by TIM é um evento da PPD Sports em promoção com a Renault do Brasil e patrocínio da TAM, Banco Real ABN AMRO, Assolan, Ruffles, Michelin, Chandon e WebMotors.