Organização define sistema de disputa da sua primeira temporada

A Copa Petrobras de Marcas já tem definido o sistema de disputa do seu primeiro ano no automobilismo brasileiro, e ele teve forte inspiração nos principais campeonatos de turismo do mundo. Com 16 etapas em oito datas no calendário, a competição adotou como novidade a pontuação valendo em dobro nas duas corridas finais, marcadas para o 4 de dezembro em Curitiba. Os pilotos também poderão competir em dupla e três modelos serão representados pelas principais equipes do país: Astra (Chevrolet), Focus (Ford) e Civic (Honda). Será justamente no circuito da capital paranaense que os carros irão acelerar pela primeira vez, nos testes coletivos do dia 29.

Mais um ponto interessante na disputa do Marcas é a concentração das atividades no sábado e domingo. No primeiro dia do evento, a pista ficará reservada às duas sessões de ensaios livres, mais o treino que definirá a ordem de largada na primeira corrida. Já no domingo, serão realizadas às duas etapas programadas, e ambas terão 30 minutos de duração. O grid da segunda será o resultado da primeira com a inversão entre os oito melhores colocados: vencedor larga em oitavo, segundo em sétimo, terceiro em sexto…

O sistema de classificação do campeonato terá a distribuição de pontos feita da seguinte maneira: o primeiro receberá 25 pontos, enquanto o segundo levará 20, o terceiro 16, depois 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1. A novidade é que nas duas últimas etapas, dia 4 de dezembro em Curitiba, os pilotos receberão pontuação dobrada. Tudo para aumentar as chances do título da Copa Petrobras de Marcas ser decidido com muita emoção na última rodada do ano. A primeira etapa será dia 19 de junho no Autódromo de Tarumã (RS).

“Concluímos que essas duas etapas finais valendo o dobro de pontos trariam ainda mais dinâmica para o campeonato”, explica Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar Promoções, organizadora da competição. Outro ponto do regulamento é que os dois piores resultados serão descartados obrigatoriamente. “Procuramos buscar o maior número de alternativas para deixar a Copa Petrobras de Marcas equilibrada e com a promessa de bons duelos na pista”, completa.

A Copa Petrobras de Marcas é uma realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Petrobras assina a competição, que tem patrocínio de Pirelli e apoio de Fremax, Ecopads, Pioneer e Motec.