A Copa Petrobras de Marcas fez na tarde deste sábado (21) a abertura da segunda etapa da temporada 2016, no Autódromo de Goiânia. O calor excessivo refletiu nas disputas – também quentes – na capital de Goiás. A vitória ficou com o gaúcho radicado em Santa Catarina Gustavo Martins, seguido por seu companheiro de equipe na JLM Racing Daniel Kaefer. A dupla do Honda Civic foi seguida pelo Toyota Corolla de Thiago Marques. Os três que subiram ao pódio cruzaram a linha de chegada separados por apenas 0s689.
Todas as cinco marcas presentes na disputa figuraram entre os dez primeiros. O melhor Renault foi o de Fábio Carbone, na quinta posição; o melhor Chevrolet foi o pilotado por Beto Monteiro na sexta posição, enquanto César Bonilha, em nono, foi o melhor Ford Focus na disputa.
Líderes empatados até a chegada da categoria a Goiânia, Gabriel Casagrande e Nonô Figueiredo já começam a sentir os efeitos do lastro que levam em seus carros pelos resultados positivos obtidos no Velopark: Nonô foi o oitavo colocado, com Casagrande fechando os dez primeiros. Agora eles ocupam, respectivamente a terceira e quarta colocações no campeonato, separados por apenas dois pontos.
O novo líder é justamente o vencedor da tarde deste sábado. Gustavo Martins, vice-campeão do ano passado, chegou à sua primeira vitória na categoria e agora ponteia a tabela com 55 pontos, quatro à frente de Thiago Marques. “Esta é minha segunda temporada completa na Copa Petrobras de Marcas. Ano passado fui vice-campeão mas não ganhei nenhuma corrida. Neste ano vamos tentar ser campeões com uma vitória pelo menos”, riu.
“É muito bom. Ter largado na pole e ganhar em uma categoria tão disputada como esta, em uma pista que é rápida, técnica, com pilotos de alto nível, é um orgulho para qualquer um”, resumiu. “Nosso carro está bom, acho que dá para pontuar bem, que é o que interessa, e vamos pensar no campeonato. O objetivo é manter a consistência – e se for ganhando corrida, melhor ainda”, concluiu.
Seu companheiro de equipe Daniel Kaefer contou com o trabalho da equipe para superar um problema técnico que prejudicou seu desempenho nos treinos de sexta-feira. Tudo para chegar na segunda posição e comemorar bastante. “Estou muito feliz, porque ontem descobrimos um probleminha no motor com os bicos injetores entupidos, o que prejudicou os treinos. Porém, sabíamos que tínhamos um carro muito rápido nas mãos, e hoje graças a Deus deu tudo certo com o segundo lugar na classificação e na corrida. Saldo extremamente positivo para o campeonato, porque no Marcas o mais importante é sempre pontuar bem. Amanhã largamos em sétimo pela inversão do grid. Vai ser um pouco mais complicado, entretanto esta é a graça da categoria – o equilíbrio, as disputas. Vai ser mais uma batalha, e vamos para cima”, disse o cascavelense.
Thiago Marques sobe ao pódio pela segunda vez em três corridas – foi dele a vitória na segunda prova no Velopark, na abertura da temporada. “Hoje foi missão cumprida: pontuar e pontuar bem. A corrida foi sensacional, com uma nova geração fantástica de pilotos como o Kaefer, Casagrande, Salas… Disputamos pau a pau, todos jogaram muito limpo, com a cabeça, todo mundo colado o tempo inteiro. Os carros estão muito iguais, então não há do que reclamar, só a comemorar hoje”, elogiou.
A segunda prova da Copa Petrobras de Marcas tem largada neste domingo (22) às 9h45 com grid invertido, o que coloca Nonô Figueiredo na primeira posição para a partida.
Resultado Corrida 1:
1-) 0 – Gustavo Martins (JLM Racing/Honda Civic) – 15 voltas em 27min32s309 (média de 125,3km/h)
2-) 17 – Daniel Kaefer (JLM Racing/Honda Civic) – a 0s325
3-) 1 – Thiago Marques (RZ Motorsport/Toyota Corolla) – a 0s689
4-) 28 – Carlos Souza (JLM Sport/Honda Civic) – a 1s371
5-) 22 – Fabio Carbone (Greco Competições/Renault Fluence) – a 5s472
6-) 55 – B. Monteiro/R. Guerra (RZ Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 6s413
7-) 31 – Willian Starostik (C2 Team/Renault Fluence) – a 7s114
😎 11 – Nonô Figueiredo (Onze Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 9s316
9-) 99 – Cesar Bonilha (Friato Racing Team/Ford Focus) – a 12s186
10-) 83 – Gabriel Casagrande (C2 Team/Renault Fluence) – a 14s326
11-) 199 – Marcelo Tripa (Friato Racing Team/Ford Focus) – a 21s951
12-) 88 – M. Romanini/T. Klein – (Paraguay Racing/Toyota Corolla) – a 33s611
13-) 555 – Ayman Darwich – Romera Sports – Chevrolet Cruze – a 56s645
14-) 21 – Guilherme Salas (Greco Competições/Renault Fluence) – a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM
15-) 43 – Vicente Orige (JLM Sport/Honda Civic) – a 11 voltas
16-) 12 – B. Mesquita/Marcio Basso (Onze Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 14 voltas
17-) 33 – R. Choate/L. Razia (RZ Motorsport/Toyota Corolla) – a 14 voltas
18-) 74 – Odair dos Santos (Paraguay Racing/Toyota Corolla) – a 14 voltas
Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas