Fique por dentro das regras da categoria

Os carros da CTM2000 prometem agitar e acelerar com vontade no próximo domingo no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza. Serão 16 carros, com pilotos do Ceará, Brasília, São Paulo, Rio Grande do Norte, e Pernambuco. Para compreender o que o público vai presenciar no próximo domingo, vale conferir como funcionam as regras da competição.

As regras da CTM2000 foram criadas especialmente para a categoria, e tem o aval da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os pilotos e chefes de equipe não poderão modificar a estrutura do carro, ou seja, suspensão, caixa de marcha e motor. O óleo será fornecido pela promotora do evento. Não poderão ser colocados aditivos no óleo. Os pneus utilizados serão os mesmos para todos os carros, fornecidos pela Pirelli. Estas normas visam equilibrar a categoria e deixar o talento de cada piloto fazer a diferença dentro da pista.

A largada será em movimento, obedecendo à ordem de classificação no treino oficial. Os carros farão a volta de apresentação atrás do Safety Car, que deixará a pista logo em seguida para a largada dos carros.

A corrida terá duração de 39 minutos mais uma volta. O primeiro colocado, ganhará 20 pontos para a classificação geral, o segundo, 15 pontos e o terceiro, 12 pontos. (Veja o quadro abaixo ou ao lado). O piloto que fizer a pole position ganhará um ponto de bonificação.

1º Lugar = 20 pontos

2º Lugar = 15 pontos

3º Lugar = 12 pontos

4º Lugar = 10 pontos

5º Lugar = 08 pontos

6º Lugar = 06 pontos

7º Lugar = 04 pontos

8º Lugar = 03 pontos

9º Lugar = 02 pontos

10º Lugar = 01 ponto

No final das oito etapas, será declarado o campeão 2007 da CTM2000, caso haja empate no número de pontos, será declarado campeão o piloto com o maior número de vitórias, caso persista o empate, o critério será o maior número de segundos lugares, e assim por diante.