Quando falamos de automobilismo para o Nordeste, muita gente nem acredita que a região tenha boas condições de produzir uma categoria de grandes disputas e que amadureça o esporte na região. Mas, desde a chegada da CTM2000 esse quadro está sendo revertido. O interesse pelo automobilismo faz surgir novos pilotos a cada etapa.
“Vi na CTM2000 uma ótima oportunidade de entrar no automobilismo, mas já pensando no futuro, em coisa grande! Imagino que em 2008, faremos parte da história do automobilismo nacional e eu vou estar lá, competindo, com grandes nomes” , Rodrigo Ventura, o caçula da CTM2000.
Vale lembrar que no início do século XX, o Brasil conheceu o automobilismo. A primeira corrida de automóveis oficial organizada no país aconteceu em julho de 1908, em Itapecerica da Serra, São Paulo. De lá até agora, a trajetória do esporte no Brasil é de um vencedor. Em um país pobre, o automobilismo encontrou apaixonados por velocidade que tinham dinheiro para bancar a emoções ao volante.
Talentos brasileiros como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, conquistaram o mundo e alavancaram o interesse nacional pelo esporte, principalmente no sul e sudeste do Brasil.
Mas, mesmo com o automobilismo em franco crescimento nas últimas décadas no Brasil, o nordeste só ganhou sua primeira pista de competições, o Autódromo Internacional Virgílio Távora, em 1979, aqui no Ceará. Desde então, categorias como: Fórmula V, Marcas, Copa Corsa (hoje Super Turismo), Copa Fiat, Esporte Protótipo, Fórmula Ford e CTM2000 têm se revezado e construído a história do automobilismo na região.
“Nós que fazemos parte da federação, vemos com bons olhos o surgimento de uma nova categoria para os esportistas cearenses. Mas a CTM é a primeira competição que os promotores cearenses pensam em levar a nível nacional” , declarou Haroldo Scipião, presidente da Federação Cearense de Automobilismo.
Mas as corridas de automóveis que ao longo de décadas despertavam tanto interesse do público brasileiro, deixavam um pergunta no Nordeste:
Ao longo dessa trajetória do esporte, quantos pilotos nordestinos de talento surgiram e se destacaram inclusive a nível nacional?
Era preciso existir uma iniciativa mais corajosa focada em nossa região. Foi assim que surgiu a CTM2000, quando um apaixonado por velocidade agarrou o projeto de desenvolver o automobilismo no Nordeste e conquistou adeptos. A idéia de criar uma categoria regional incentivou outros apaixonados, hoje, mais de 20 pilotos competem e o interesse não parou por aí, a CTM2000 tem atualmente rompido as fronteiras da região e reunido em seu grid pilotos de vários estados do Brasil.
Por estar em seu primeiro ano, a categoria ainda passará por ajustes, como por exemplo, as mudanças de datas sofridas no calendário deste ano, é que devido aos atrasos na obra do autódromo de João Pessoa, mais uma vez, a CTM2000 foi obrigada a alterar o calendário da temporada 2007. Sem o Autódromo da Paraíba, a categoria precisou remarcar novamente suas etapas e com as alterações, teremos rodada dupla. A 4ª e 5ª etapas acontecem nos dias 22 e 23 de setembro, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Eusébio/CE.
“Nesta etapa estaremos valorizando outras categorias locais que farão as provas preliminares à nossa. A CTM2000 nasceu no intuito de gerar grandes oportunidades aos competidores regionais, por isso seguimos firme nosso objetivo e vamos mais uma vez fazer uma bela corrida “, falou Alcides Moreira, diretor da Nordeste Sport Motor.