Equilíbrio marca segunda corrida em Curitiba

Até o clima colaborou para a abertura da primeira temporada do Audi DTCC – Driver Touring Car Cup. Tempo limpo e céu azul nos treinos livres e classificatório de sexta-feira, e um sábado nublado com apenas dois momentos de chuva: imediatamente após o encerramento da primeira corrida, realizada pela manhã, e outro logo depois da bandeirada quadriculada da segunda corrida, disputada na tarde de hoje (9) no Autódromo Internacional de Curitiba.

Em ambas as provas, que aconteceram com pista seca, a vitória ficou com Elias Azevedo. O paulista completou a segunda corrida em 27min50s086, mas a exemplo da primeira corrida viu não um, mas dois adversários em seu retrovisor: a diferença dele para Idenis de Souza, o terceiro colocado, foi de apenas 1s675. José Mario Castilho repetiu o resultado da manhã e foi o segundo colocado, a 1s250 do vencedor.

“Ter feito a pole position e vencer as duas corridas foi realmente uma bênção. Foi uma corrida difícil no começo e que começou a ficar mais tensa no final. No entanto, me concentrei em administrar o ritmo e a diferença para quem vinha atrás, mas não foi fácil”, admitiu Azevedo.

A corrida – Os 15 carros chegaram “embolados” na freada da primeira curva logo após a largada, mas não houve nenhum incidente no contorno do ‘S’ de baixa. A razão para todos os carros terem chegado praticamente juntos no final da reta foi explicada pelo primeiro e pelo segundo colocado. “Eu errei quando fui trocar da primeira para a segunda marcha na largada”, justificou Azevedo. “Até pensei que eu iria abrir uma boa distância para o Elias na largada, mas aí errei da segunda para a terceira e todo mundo se juntou no fim da reta”, admitiu Castilho.

Ricardo Mantovani assumiu a ponta, mas Elias o ultrapassou logo depois, enquanto José Mario caiu para a quinta posição, mas fechando a primeira volta já em quarto. No momento, Mantovani era o segundo colocado, Idenis de Souza era o terceiro. Nas disputas, Azevedo aproveitou para abrir uma margem que chegou a 4s767.

Castilho assumiu a terceira posição na quarta volta, e ultrapassou Idenis na quinta passagem. Os dois andaram “colados” a corrida toda, enquanto o líder se distanciava. “O bom foi que percebemos que não adiantaria nada ficarmos brigando pela segunda posição. Mantivemos um ritmo forte, uma corrida limpa, para alcançar o Elias”, explicou Souza. “Acho que se tivéssemos mais umas cinco voltas, certamente teríamos uma linda disputa pela vitória”, concluiu.

Castilho, já em segundo, começou a baixar a diferença para Azevedo, trazendo Idenis consigo. “Estávamos tirando a diferença, mas não deu tempo”, consolou-se o piloto do carro número 33.

Enquanto isso, Elias ficava de olho no retrovisor e prestando atenção nas informações passadas pelo rádio. “Quando faltavam duas voltas, o pessoal me pediu para administrar e só trazer o ‘menino’ para casa”, afirmou.

A segunda rodada dupla do Audi DTCC acontece no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), entre os dias 17 e 19 de junho.

Confira os dez primeiros na segunda corrida:

1-) Elias Azevedo – 17 voltas em 27min50s086

2-) José Mario Castilho – a 1s250

3-) Idenis de Souza – a 1s675

4-) Ricardo Mantovani – a 17s225

5-) Décio Rodrigues – a 18s802

6-) Adolpho Rossi – a 32s104

7-) Wagner Amorim – a 32s779

😎 Dennis Rolim – a 34s840

9-) Rogerio Wehmuth – a 49s931

10-) Henry Visconde – a 1min11s888

Melhor volta: Idenis de Souza – 1min36s756 – média de 137,480 km/h