Competição retorna a Curitiba com campeonato em aberto

O Autódromo Internacional de Curitiba, localizado na cidade de Pinhais (PR) na região metropolitana da capital paranaense recebe nesta sexta (16) e sábado (17) mais uma rodada dupla do Audi DTCC (Driver Touring Car Cup). Com apenas 24 pontos separando os três primeiros colocados na tabela, sendo que a vitória vale 20 pontos, o Audi DTCC – Driver Touring Car Cup – volta ao palco de sua estreia, em abril deste ano, para a quarta rodada dupla do campeonato de melhor custo-benefício do automobilismo brasileiro.

Com as últimas duas corridas disputadas em Campo Grande (MS) – em provas cheias de disputas e emoções – Willians Farias e Herberto Heinen foram os vencedores das baterias – o campeonato embolou-se em sua reta final. Elias Azevedo, que apesar do abandono na segunda corrida da última rodada continua líder, soma 94 pontos com a ‘gordura’ acumulada no início de sua campanha, que registra quatro vitórias. A dupla formada por Willians Farias e Idenis de Souza vem logo atrás com 83, enquanto Kaká Mantovani ocupa a terceira posição com 70.

A grande expectativa gira em torno da melhora dos tempos de volta dos Audi A3 Sport DTCC. A pole position registrada na rodada inaugural da categoria ficou com Elias Azevedo, com 1min36min511. De abril até agora foram realizadas mais quatro provas – duas no Velopark e duas em Campo Grande -, o que conferiu aos pilotos maior quilometragem para melhor adaptação ao carro, bem como algumas novidades técnicas, como substituição de freios, embreagens e também a introdução do lastro de sucesso – o chamado ‘Troféu Bigorna’, que ‘penaliza’ os três primeiros colocados com a adição de peso em seus carros, na ordem de chegada, com 20, 15 e dez quilos.

Mais pilotos passam a se colocar entre os candidatos à vitória, e Azevedo não terá tarefa fácil. Até agora, quatro carros venceram corridas nas seis baterias já realizadas: o de Elias Azevedo com três vitórias, o de Dudu Rocha/Sérgio Bürger com uma, Idenis de Souza/Willians farias também com uma, e a última do gaúcho Herberto Heinen. (a soma dá sete corridas??!)

Driver Cup. Superesportivos em seu habitat

Em seu retorno a Curitiba, o Audi DTCC traz consigo o Driver Cup, evento em que proprietários de superesportivos têm a oportunidade de desfrutarem da performance de seus carros em um ambiente controlado e seguro.

O evento, também organizado pela Driver, reúne dezenas de carros de sonho, que vão de Audi e Ferrari a Pagani Zonda – carros que podem ultrapassar a barreira dos 300 quilômetros por hora. Após sessões de reconhecimento de pista e treinos livres, cada participante terá sua volta mais rápida registrada. São dez categorias, divididas de acordo com a relação peso/potência dos carros.

Durante o ano, são 11 etapas em três tipos de evento, cada um evidenciando características específicas de cada carro. As provas são disputadas nas modalidades Regularidade (Precision Day), Volta Rápida (Flying Lap) e Velocidade Máxima (Top Speed, no quilômetro lançado).