Por André Spigariol, direto de Interlagos
Começou neste fim de semana (25/02) a temporada 2012 do Audi DTCC, certame monomarca apoiado pela montadora alemã no Brasil. Após um ano de consolidação em 2011, a época deste ano começa com novos pilotos e atualizações aerodinâmicas no A3 Sport DTCC, que, segundo os pilotos, precisa de uma tocada “técnica e correta, sem abusar da agressividade”.
“Estrear no DTCC está sendo muito legal. Eu vou dizer que o carro é muito fácil para andar devagar e muito difícil para andar rápido, porque ele tem os controles todos (do carro de rua), então você precisa ter uma tocada muito técnica e acertada. Nós, pilotos, brincamos aqui que, com esse carro, menos é mais. Ou seja, quando você acha que está virando menos tempo está indo bem”, comentou à F1Mania.net o piloto Marcelo Sant’Anna, estreante no DTCC, mas com experiência em outras categorias, como a GT4.
“Peguei o carro pela primeira vez nessa etapa e foi [uma adaptação] bem tranquila”, falou Vanuê Faria, que também fez sua estreia em Interlagos, já com experiência na GT3. “O carro é como o Marcelo falou, eu achei ele bem dócil, mas se você for muito agressivo o tempo não vem, fica brigando com o carro e não vira um bom tempo. Mas no geral o carro é bem legal, bem tranquilo e gostoso de guiar”, acrescentou.
Com preparação básica para corrida, a essência do carro é a mesma do A3 de rua na versão mais esportiva, com mudanças, principalmente, no motor e nas suspensões. As ajudas eletrônicas são as mesmas do modelo de estrada, com controle de tração e ABS.
“Você não pode forçar muito no freio, porque se frear muito dentro da curva o tempo não vem rápido. Quando você acha que está rápido, vai ver o tempo e está lento”, finaliza Vanuê, que também conversou com a F1Mania.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.