Palco da abertura da Copa Brasil DTM Pick-Up, a cidade do Rio de Janeiro recebe novamente neste final de semana (17/10) o circo das picapes leves para a oitava etapa do certame, que está entrando em sua reta final. A liderança na Super A é do brasiliense Eduardo Garcia, com 83 pontos, nove de folga sobre o vice-líder, o paulista Eduardo Homem de Melo. Na categoria A o líder é o paranaense Thiago Cecco, com 70 pontos, apenas seis de vantagem sobre o paulista Sérgio Chamon. Já entre os Novatos, o paulista Fábio Delamuta está tranqüilo com 91 pontos, contra 71 de seu conterrâneo Cássio Homem de Melo, o segundo colocado.
Entre os líderes da Copa Brasil DTM Pick-Up, favoritos naturais à vitória em qualquer pista, Eduardo Garcia foi o único que conseguiu vencer na primeira etapa, disputada justamente no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, o brasiliense largou da pole position, estabeleceu a volta mais rápida, e venceu com uma pequena margem sobre os concorrentes diretos. “É difícil falar, mas vamos com a intenção de repetir o que fizemos na primeira etapa. Temos uma vantagem técnica, que é o nosso carro muito bom para a pista do Rio. É um bom ponto de partida”, acredita o líder da Super A. Eduardo Homem de Melo, atual vice-líder, terminou aquela prova em terceiro, a apenas dois segundos do vencedor, e promete dar o troco desta vez, para continuar na briga pelo título.
Depois de vencer espetacularmente a última prova disputada, em Cascavel, no Paraná, além de quebrar o tabu de que nenhum piloto da categoria A vence na classificação geral, Thiago Cecco assumiu a liderança do campeonato. No entanto, na abertura do certame o paranaense não pontuou. Quem venceu aquela corrida foi o paulista Leonardo Burti, que se encontra na sexta posição na tabela de pontuação. “Vai dar uma briga boa no Rio. O que é legal é que pouca gente já correu lá até hoje, e o circuito de Jacarepaguá tem muito macete, que eu conheço. Vou disputar a vitória até o último segundo”, avisa o irmão de Luciano Burti, piloto de testes da Ferrari na Fórmula 1. A pole position e a volta mais rápida na prova carioca foi do brasiliense Giovanni Machado.
Esta etapa pode ser o momento de recuperação de Cássio Homem de Melo no torneio dos Novatos. Apesar de estar bem distante do líder, com 20 pontos de desvantagem, o vice-líder tem um excelente retrospecto na pista carioca: na primeira etapa ele largou da pole, estabeleceu a melhor volta e venceu, deixando Fábio Delamuta em segundo. “O meu chefe de equipe, o Alfredo Guaraná Menezes, me deu todas as dicas daquela pista, e me entregou um carro acertadíssimo. Se o carro estiver igual, com certeza farei outra grande corrida, que será importante agora que o campeonato começa a se decidir”, prevê Cássio.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.