A região Nordeste do Brasil vem mostrando sua força na temporada deste ano da DTM Pick-up, categoria com o maior grid do país. O baiano Diego Freitas e o pernambucano Paulo Tavares, representantes da região, vem mostrando bastante força e incomodando os principais pilotos das classes Super A e A, respectivamente. Agora os dois pilotos nordestinos se preparam para disputar neste domingo (07/11) a penúltima etapa da Copa Brasil DTM Pick-up, como preliminar da Fórmula Truck no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul.
Atual vice-campeão da Fórmula Renault Brasileira, Diego Freitas optou por correr na DTM Pick-Up em 2004. O piloto, que chegou a testar um carro da F-3000 Européia no final da temporada passada, decidiu mudar o rumo de sua carreira, correndo na classe Super A. “Acho que a DTM é uma categoria muito competitiva. Há muito equilíbrio entre os equipamentos e o que fala mais alto é o piloto. Existem muitos bons pilotos na categoria. Também é bom ter classes dentro da categoria, porque isso estimula os pilotos a se manterem na categoria e brigar por posições o tempo todo”, afirmou o baiano, que conquistou sua primeira vitória no certame durante a disputa da última corrida, no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ).
“Foi muito bom vencer no Rio. Espero que essas vitórias abram portas para outros pilotos daqui do Nordeste e de outros Estados, pois a categoria é nacional e seria melhor se vários pilotos de outras regiões disputassem o campeonato”, completou Diego, quinto colocado na tabela de classificação com 53 pontos. Porém, foi o pernambucano Paulo Tavares, que corre na categoria desde sua estréia, em 2001, e que ocupa atualmente a sétima colocação na classe A, com 35 pontos, o responsável pela primeira vitória dos nordestinos no certame, durante a quarta etapa deste ano, em Goiânia (GO).
Ao contrário da Bahia e do Pernambuco, os gaúchos possuem uma forte tradição no automobilismo nacional, com grandes pilotos e belos circuitos, e que vão receber pela primeira vez a visita da DTM Pick-up. “Será legal ter gaúchos na categoria, pois isso trará mais pessoas ao autódromo para torcer por um conterrâneo. Espero que os gaúchos lotem o autódromo de Tarumã, pois na pista teremos bons pegas, boas brigas e com certeza vou tentar fazer de tudo pra vencer novamente e, quem sabe, comer um acarajé com chimarrão!”, completou o irreverente baiano.
Confira a pontuação da Copa Brasil DTM Pick-Up após oito etapas:
Categoria Super A
1) Eduardo Garcia (DF) – 98
2) Eduardo Homem de Melo (SP) – 82
3) Dimas Pimenta III (SP) – 68
4) Otávio Mesquita (SP) – 65
5) Diego Freitas (BA) – 53
6) Murillo Macedo (SP) – 51
7) Lairton Miranda (DF) – 50
8) Marcos Ramalho (MS) – 42
9) Sérgio Lúcio (DF) – 34
10) José Trita (SP) – 17
Categoria A
1) Thiago Cecco (PR) – 85
2) Sérgio Chamon (SP) – 74
3) Leonardo Burti (SP) e José Spada Jr (SP) – 70
5) Rolf Gemperli (SP) – 65
6) Luiz Corazzari (SP) – 61
7) Paulo Tavares (PE) – 35
8) Reinaldo Carvalho (SP) – 34
9) Giovanni Machado (DF) – 30
10) Roberto dos Santos (SP) – 20
Categoria Novatos
1) Fabio Delamuta (SP) – 103
2) Cássio Homem de Melo (SP) – 86
3) Francisco Moreira (PB) – 70
4) Leonardo Lisboa (DF) – 68
3) Ruy Vasco (SP), 65
6) Maurizio Billi (SP) – 61
7) Paulo Vicentin (SP) – 39
8) Roberto Posses (SP) – 34
9) Peter Gottschalck (SP) – 33
10) Paulo Breim (SP) – 13
A DTM PickUp tem o apoio de Accenture/Eurofarma/Stefanini IT Solutions/Pirelli