Categoria: DTM Pick-Up
|
3 de novembro de 2004 15:39

Grande família nas disputas pelas curvas do Brasil

Além do equilíbrio, dos bons pegas e disputas que proporciona ao público que lota os autódromos por onde passa, a DTM Pick-up, categoria com o maior grid do Brasil, também pode ser caracterizada como uma “Grande Família”, com diversos parentes correndo, muitos deles dividindo curvas e brigando por posições. Neste domingo (07/11), os pegas serão realizados as 10h50 como preliminar da Fórmula Truck em Tarumã (RS), local conhecido pela reunião das famílias em volta do circuito, acampando e fazendo churrasco durante todo o evento.

Prova disso é um fato inédito, talvez nunca registrado em qualquer outra categoria do mundo: a presença de pai, mãe e filho correndo numa mesma etapa. Tal episódio aconteceu em 2003, na prova de São Paulo, quando Sidnei Silva, sua esposa Peggy Bauer e o filho Alan Bauer alinharam seus carros no grid de largada em Interlagos. Também já passaram pela categoria os irmãos Burger (Sergio e Ricardo) e Telles (Ayrton e Evaldo). Mas atualmente são duas famílias que marcam forte presença no grid da DTM: os Pimenta e os Homem de Mello.

Os irmãos Dimas Pimenta III e Rodrigo Pimenta competem juntos na categoria Super A desde a temporada de 2003, quando ocuparam a segunda e quarta posições, respectivamente, na tabela de classificação. Correndo em equipes diferentes, ambos garantem que são capazes de dividirem curvas juntos, mas conscientes de que um não irá prejudicar o outro. “Dentro da pista a gente se trata como competidor, que vença o melhor, claro. A única diferença é que existem alguns casos em que a gente se excede, porém com o Rodrigo isso nunca mais vai acontecer”, declarou Dimas. Curiosamente, os dois pilotos já se “encontraram” na pista, durante uma corrida, onde ambos saíram prejudicados. “Vou para cima, mas com cautela. Teve uma ocasião em Interlagos onde eu coloquei por dentro do Dimas e nos chocamos. Depois daquilo, passamos a evitar esse tipo de conflito, sem deixar de competir. Nos conhecemos mais que os outros e a disputa fica muito mais interessante”, destacou Rodrigo, que corre com a companhia do irmão desde os tempos do kart.

Já a história da família Homem de Mello na categoria é um caso a parte. Além dos cunhados Eduardo Homem de Mello e Sérgio Chamon estarem presentes na categoria desde seu início, em 2001, o filho de Eduardo, Cássio, disputa neste ano sua primeira temporada completa na Novatos. Tanto Eduardo quanto Sérgio procuram ajudar o pupilo na medida do possível. “Dedico a primeira sessão de treinos da sexta-feira apenas para ele. Saio na frente e ele me segue, aprendendo cada ponto dos circuitos por onde a categoria passa. A partir de sábado, passo a cuidar de mim e ele fica com a orientação do Alfredo Guaraná, chefe de equipe. Ele estar disputando o título da Novatos é motivo de orgulho pra mim”, declarou o “chefe” da família Homem de Mello. “Praticamente 90% do que sei devo a meu pai, que me ensina tudo. Ele me conhece muito bem, além de ser um grande piloto e sempre interferiu na minha carreira de uma maneira bastante positiva, sempre ajudando”, completou o filho Cássio, que irá conhecer o traçado de Tarumã nesta sexta-feira (05/11), a partir das 15h15, quando começa o primeiro treino livre.

Quando os dois estão correndo juntos, Eduardo não esconde a preocupação de pai durante as corridas, querendo sempre saber informações do filho no decorrer da prova. “O ruim de correr junto é não saber o que está acontecendo com o Cássio durante a corrida. Na placa onde a equipe se comunica comigo sempre tem a posição do Cássio na categoria dele. Quando ele aparece no meu campo de visão fico mais aliviado, pois consigo acompanha-lo”, comentou Homem de Mello. Situação pior enfrenta Fátine Chamon, esposa de Eduardo, mãe de Cássio e irmã de Sérgio. “Quando comecei a correr de Kart, na mesma época um menino da minha idade tinha morrido e minha mãe não queria que eu corresse mais. Ela criou uma condição para mim: que começasse a correr só de carros, aos 16 anos, junto com meu pai”, relatou o caçula da família Homem de Mello nas pistas. “Ela fica transtornada, principalmente quando o outro irmão, o Dr. Wallace Chamon, corre também em algumas provas. Nisso, são quatro membros da família correndo e ela fica louca!”, brincou Sérgio Chamon. Já os irmãos Pimenta deixam a mãe com os cabelos em pé quando dividem curvas com os rivais nas pistas do Brasil. “Ela fica sempre nervosa, sempre dividida. Quer os dois filhos sempre na frente”, comentou Dimas III. “Antes das corridas, ela vem para os dois e fala: ‘Corre, mas vai devagar!´, além de desejar boa sorte. Coisa de mãe! Mas ela prefere não opinar muito”, finalizou Rodrigo Pimenta.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.