Eduardo Garcia vence em Tarumã

Um domingo (7/11) de títulos na Copa Brasil DTM Pick-up. Correndo na preliminar da Fórmula Truck no circuito de Tarumã, próximo a Porto Alegre (RS), o brasiliense Eduardo Garcia venceu pela quarta vez na temporada e conquistou com uma etapa de antecipação o bicampeonato da classe Super A. Segundo colocado nesta penúltima etapa, o paranaense Thiago Cecco foi vencedor na classe A, e também garantiu o seu título de campeão. Entre os Novatos, a vitória ficou com o paraibano Francisco Moreira (sétimo na Geral), e jogou a decisão desta classe para a última etapa, que será realizada em Brasília, no dia 5 de dezembro.

A nona e penúltima etapa da Copa Brasil DTM Pick-Up foi muito disputada e equilibrada no rápido circuito de Tarumã. Largando da pole position, Eduardo Garcia foi muito assediado no começo pelo paulista Dimas Pimenta III e pelo baiano Diego Freitas. Na sexta volta, um terrível acidente entre os irmãos Dimas III e Rodrigo Pimenta, na curva Tala Larga, obrigou a entrada do “Safety Car”, para que Rodrigo fosse resgatado desacordado e encaminhado ao centro médico do autódromo, onde foi liberado posteriormente, após ficar em observação. “Foi um enrosco normal de corrida de uma categoria muito equilibrada”, opinou Dimas, que perdeu a chance de continuar brigando pelo título. “Irmão, só em casa. Na pista, é tudo igual, é tudo concorrente”, opinou Eduardo Garcia.

Na relargada Edu Garcia manteve a liderança, até receber um toque na traseira do brasiliense Lairton Miranda, que acabou recebendo a bandeirada lado a lado com o seu conterrâneo, mas em primeiro com vantagem de apenas 14 milésimos de segundo. No entanto, ele foi penalizado em 20 segundo pela atitude antidesportiva na volta anterior, e caiu para décimo no resultado final. “Foi uma corrida muito difícil, mas muito legal e com muita adrenalina. Vai ser fantástico chegar em casa com este título de bicampeão e pode fazer festa na última prova. È a realização de um sonho”, comemorou o brasiliense de 31 anos de idade.

Quem vibrou bastante foi o jovem paranaense Thiago Cecco, de apenas 18 anos de idade, que terminou em segundo, mas foi o vencedor pela terceira vez na classe A, garantindo também por antecipação o seu título de campeão. “Eu não ia correr aqui em Tarumã, por falta de patrocínio. Consegui algum apoio nesta semana e vim em cima da hora. Foi uma temporada difícil, mas gostosa. Quem sabe se com este título eu consigo dinheiro para correr lá em Brasília, para ter a tranqüilidade de ganhar pela segunda vez na geral”, espera o piloto que entrou para a história da DTM Pick-Up, por ter sido o primeiro concorrente a vencer na Geral, mesmo não competindo pela classe Super A, dos pilotos mais experientes.

Piloto de mais idade no grid da DTM Pick-Up, com 50 anos o paraibano Francisco Moreira comemorou bastante a sua primeira vitória na Novatos. “O carro estava muito bom. Graças a Deus correu tudo muito bem”, disse emocionado. Chegando em segundo em sua classe, o paulista Cássio Homem de Mello vai para a última etapa do campeonato para decidir o título com o seu conterrâneo Fábio Delamuta, líder do certame que não terminou a prova gaúcha.

O resultado da nona etapa, em Tarumã, foi:

1) Eduardo Garcia (DF), Super A, 22 voltas, 36min39s047;

2) Thiago Cecco (PR), A, a 5s646;

3) Eduardo Homem de Mello (SP), Super A, a 10s255;

4) Sérgio Lúcio (DF), Super A, a 11s002;

5) José Spada Jr. (SP), A, a 11s129;

6) Murillo Macedo Filho (SP), Super A, a 13s063;

7) Francisco Moreira (SP), Novatos, a 15s056;

8) Cássio Homem de Melo (SP), Novatos, a 15s276;

9) Rolf Gemperli (SP), A, a 15s515;

10) Lairton Miranda (DF), Super A, a 19s986.

Confira a pontuação da DTM Pick-Up após nove etapas:

Categoria Super A

1) Eduardo Garcia (DF) – 118

2) Eduardo Homem de Melo (SP) – 97

3) Dimas Pimenta III (SP) – 68

4) Otávio Mesquita (SP) – 65

5) Murillo Macedo (SP) – 61

6) Lairton Miranda (DF) – 58

7) Diego Freitas (BA) – 56

8) Sérgio Lúcio (DF) – 46

9) Marcos Ramalho (MS) – 42

10) José Trita (SP) – 21

Categoria A

1) Thiago Cecco (PR) – 105

2) José Spada Jr (SP) – 85

3) Sérgio Chamon (SP) – 84

4) Rolf Gemperli (SP) – 77

5) Leonardo Burti (SP) – 70

6) Luiz Corazzari (SP) – 61

7) Paulo Tavares (PE) – 35

8) Reinaldo Carvalho (SP) – 34

9) Giovanni Machado (DF) – 30

10) Roberto dos Santos (SP) – 20

Categoria Novatos

1) Fabio Delamuta (SP) – 103

2) Cássio Homem de Melo (SP) – 101

3) Francisco Moreira (PB) – 90

4) Maurizio Billi (SP) – 71

5) Leonardo Lisboa (DF) – 68

6) Ruy Vasco (SP), 65

7) Paulo Vicentin (SP) – 51

8) Roberto Posses (SP) – 34

9) Peter Gottschalck (SP) – 33

10) Paulo Breim (SP) – 13

A DTM PickUp tem o apoio de Accenture/Eurofarma/Stefanini IT Solutions/Pirelli.