Eduardo Homem de Mello anuncia aposentadoria

Após mais de 25 anos competindo e alcançando o sucesso em todas as categorias em que participou, o paulista Eduardo Homem de Mello anuncia a sua despedida das pistas, depois de garantir o título de vice-campeão da Copa Brasil DTM Pick Up. “A última etapa disputada, em Tarumã, foi a minha despedida de corridas de tiro curto. A partir de agora estarei 100% concentrado em organizar e promover a categoria, além de comentar a Fórmula Truck”, anunciou o piloto que acumulava as funções de dirigente da DTM Pick Up, comentarista na RedeTV e pai de piloto. A próxima etapa da DTM Pick Up será no dia 5 de dezembro, em Brasília (DF), como preliminar da Fórmula Truck.

A decisão de Edu Homem de Mello não foi fácil, em virtude de seu grande envolvimento com o automobilismo nos mais diversos setores, quando venceu mais de 100 corridas, além de acumular os títulos de bicampeão da Copa Corsa, vencedor das Mil Milhas, tricampeão paulista de kart, bicampeão paulistano de kart e bicampeão da Fórmula 200. “Afirmo com o coração em pedaços que foi muito difícil tomar esta decisão e posso garantir que foram muito mais conquistas do que merecia e do que precisava. Papai do Céu foi muito generoso comigo e me permitiu realizar o sonho de toda criança, ser um piloto de competição. Encerro aqui uma carreira mais do que vitoriosa, onde fiz grandes amigos e grandes adversários/amigos, sempre lutando fora e dentro das pistas por uma conduta exemplar de todos, como sempre marquei minha carreira, minhas corridas e minhas categorias”, desabafou o piloto que começou a correr de kart em 1977.

Na verdade, mais do que o acúmulo de funções e um grave problema na coluna lombar, contraído ainda no tempo em que corria de kart, Homem de Mello achou um bom motivo para anunciar o seu afastamento das pistas: seu filho Cássio Homem de Mello passou a fase de aprendiz e já superou o pai na pista. “Agora eu passo para o outro lado da mureta dos boxes para acompanhar o meu filho, que a cada corrida me surpreende mais e mais, deixando evidente esta constante evolução com sua atuação excepcional em Tarumã, uma pista que confesso tinha muito medo do Cássio andar lá. Ele não só se sentiu tão a vontade como foi constantemente muito mais rápido do que eu, inclusive para meu orgulho e me deixando muito emocionado. Largou a minha frente e andou ditando o ritmo da corrida para mim. Sem dúvida o caminho dele está traçado e que Deus o proteja”, desejou o pai-coruja. “Mas a carreira é dele. Ele está a vontade de continuar até onde ele quiser, e se quiser”, completou o campeão.

Como todo esportista de sucesso, Edu Homem de Mello anuncia a sua despedida, mas evita falar em aposentadoria definitiva. “Como não consigo me afastar das competições lá de dentro das pistas, como piloto, vou me dedicar somente no Campeonato de Endurance com minha BMW M3”, deixou escapar. “Ah, e como participei ativamente do processo de finalização da pista de Santa Cruz do Sul junto com o Aurélio Félix, a pedido do prefeito da cidade e do idealizador do circuito, Sérgio Ivan Moraes, eu me afeiçoei por aquele pessoal e vou participar da corrida da DTM Pick Up na inauguração do autódromo”, lembrou o organizador e comentarista de TV.