A DTM Pick-up, categoria com o maior grid do Brasil, se prepara para disputar a etapa de encerramento da temporada de 2004 em um de seus principais cenários. No próximo dia 5 de dezembro, os pilotos das categorias Super A, A e Novatos irão se enfrentar no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF), como preliminar da Fórmula Truck.
Considerada por muitos como a “casa” da DTM Pick-Up, a capital federal é a segunda cidade em número de pilotos na categoria, com cinco representantes. Eduardo Garcia, atual bicampeão da categoria, é considerado um dos principais responsáveis pela força “candanga” no certame. “Brasília sempre esteve presente nas diversas categorias do automobilismo nacional e sempre com pilotos andando na frente. Lembro, no inicio de 2002, que após ter conquistado o campeonato brasiliense de Turismo 1600 do ano anterior, fui para a DTM como o único representante da cidade, e aos poucos fui trazendo os amigos para correr junto comigo. Chegamos a ter quatro pilotos de Brasília na mesma equipe e nove ao todo na categoria. Sem dúvida, uma representação muito forte”, afirmou o piloto. Porém, o grupo de representantes de Brasília terá uma baixa, justamente na última etapa: Giovanni Machado, autor de três pole positions e vencedor da terceira etapa na classe A, prova realizada em Interlagos (SP). “A categoria é muito legal, equilibrada, mas não vou correr aqui em casa, por problemas particulares. Deixa pra próxima”, lamentou Machado. Além de Garcia, também correrão em casa neste final de semana os pilotos Leonardo Lisboa, Sérgio Lúcio e Lairton Miranda.
Com 2.919 metros, o anel externo de Brasília é um dos circuitos mais rápidos da temporada 2004 da categoria e promete muitas disputas entre os pilotos das três categorias. Porém, apesar de ser visualmente fácil na prática o traçado não é tão simples assim. “Posso dizer que o anel externo de Brasília é muito rápido. A velocidade é bastante alta, mas não classifico o circuito como perigoso. Não se compara, por exemplo, com Tarumã (RS), onde logo após a reta dos boxes existe uma curva super rápida sem área de escape”, comentou Leonardo Lisboa, quarto colocado na classificação da Novatos.
Para a última corrida do ano, os pilotos brasilienses prometem uma bela festa na pista, já que correrão diante de amigos, familiares e da torcida, que estará presente em peso nas dependências do Autódromo Nelson Piquet. “Em 2003 já foi uma festa, com cinco pilotos correndo e a torcida lotando as arquibancadas. Havia uma área especial, onde nossos amigos e familiares ficaram, que neste ano será maior ainda, pois já temos o campeão antecipado, que é brasiliense, e vários pilotos locais em condições de vencer, seja na geral ou em sua categoria”, finalizou Lairton Miranda, sexto colocado na Super A.